Jornal de Angola

Desabament­o de moradia causa a morte de crianças

- Venâncio Victor e Eduardo Cunha | Malanje

Duas crianças, entre os 2 e os 9 anos, morreram, terçafeira, no bairro da Carreira de Tiro, devido ao desabament­o da residência em que viviam, na sequência das fortes chuvas registadas no município de Malanje.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, a porta-voz do Comando de Protecção Civil e Bombeiros, Júlia Pedro, destacou a destruição, no mesmo período, de três casas, no bairro da Vila Matilde.

Em Malanje, desde o início da época chuvosa, registouse a destruição de 210 casas de construção precária e o desalojame­nto de 1.254 pessoas, nos municípios sede, Marimba Mucari, KiwabaNzoj­e, Cahombo e Kundadya-Base.

Júlia Pedro disse que se tem estado a adoptar medidas para acudir as pessoas sinistrada­s, sublinhou o perigo de se construir em zonas de risco.

Apoio a idosos

O Comité Provincial da

JMPLA ofereceu, ontem, bens de primeira necessidad­e ao lar de idosos no bairro Maxinde. A oferta foi presenciad­a pelo primeirose­cretário da organizaçã­o juvenil do MPLA, Dilangue Baião. A responsáve­l do lar, Domingas Joveta, disse que à dádiva vai ajudar a minimizar as dificuldad­es e pediu às demais pessoas singulares e entidades seguirem este exemplo.

Do donativo constam bens, como massa alimentar, arroz, óleo, farinha de milho e detergente.

O programa em alusão ao Dia Nacional do Idoso, que se assinala amanhã, cujo acto provincial terá lugar no município de Massango, a 210 quilómetro­s da cidade de Malanje, reserva campanhas de limpeza dos lares e centros de acolhiment­o, palestras sobre a importânci­a da preservaçã­o da figura do idoso na comunidade, visitas às quedas de Calandula, Centralida­de da Carreira de Tiro, Casa da Juventude e ao projecto de desassorea­mento do rio Malanje, além de uma missa de acção de graças, no Lar de Maxinde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola