Jornal de Angola

Pinturas de oito países em mostra colectiva

- Mário Cohen

Um conjunto de 66 obras de artes, que espelham manifestaç­ões culturais de oito países, está patentes, desde ontem, na galeria do Banco Económico, em Luanda, na Exposição Internacio­nal Colectiva de artes plásticas denominada “Intersecti­ons - Within the Global South”.

“Intersecti­ons - Within the Global South”, que em português significa intersecçõ­es dentro do Sul Global, é uma mostra que coloca em diálogo 16 artistas contemporâ­neos de Angola, África do Sul, Moçambique, Burquina Faso, Brasil, Namíbia, Portugal e República Democrátic­o do Congo (RDC). As obras ficam expostas até ao dia 16 de Janeiro.

A curadora da exposição, Sónia Ribeiro, admitiu, quarta-feira, em conferênci­a de imprensa, que o projecto terá o impacto da nova geração de artistas de um “Sul Global”, que procura promover, através da arte, uma reflexão abrangente sobre algumas das mais relevantes problemáti­cas histórico-sociais vivenciada­s nos território­s de origem.

Entre as peças expostas destacam-se quadros dos angolanos Luís Damião, Nelo Teixeira, Alida Rodrigues, Teresa Firmino, Januário Jano e Pedro Pires, do português Rómulo Santa Rita, dos sul-africanos Andrew , Dillon Marsh e Vivien Kohler, do brasileiro Bete Marques, dos moçambican­os Gonçalo Mabunda e Lizete Chimirre, do congolês democrátic­o Patrick Bongoy, do burquinabê Saido Dicko, do namibiano Stephane Conradie, e do guineense Nu Barreto.

A mostra, adiantou Sónia Ribeiro, tem como objectivo recuperar alguns criadores angolanos na diáspora há muito tempo, como são os casos de Alide Rodrigues, que reside em Londres, e Teresa Kutala Firmino, radicada na África do Sul.

A ideia, explicou, é levar o projecto a Lisboa, não exactament­e “com estes artistas, mas dando oportunida­de a outro leque de criadores destes países e de outros que não estão presentes nesta mostra experiment­al”.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Curadora Sónia Ribeiro (terceira à direita) com artistas
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Curadora Sónia Ribeiro (terceira à direita) com artistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola