Jornal de Angola

FIFA anuncia investimen­tos para Angola

Visita do presidente da FIFA desbloquei­a processo de cedência da gestão do Campo de São Paulo para projectos de formação

- Honorato Silva

A presença em Luanda, ontem, do presidente da FIFA, Gianni Infantino, na sequência do périplo por vários países africanos, foi marcada pela resolução do impasse que emperrava a cedência da gestão do Campo de S. Paulo à Federação Angolana de Futebol (FAF), para o desenvolvi­mento de um projecto de formação de atletas de ambos os sexos.

À testa de uma comitiva integrada pelo presidente da Confederaç­ão Africana, o malgaxe Ahmad Ahmad, a secretária-geral do organismo reitor da modalidade no mundo, a senegalesa Fatma Samoura, o francês Youri Djorkaeff e o camaronês Samuel Eto’o, antigas estrelas da modalidade, Infantino anunciou o início de uma nova era.

Transforma­da em capital do futebol mundial, Luanda deu as boas-vindas à entidade máxima da FIFA, que ouviu do governador Sérgio Luther Rescova a garantia da disponibil­idade do Campo do S. Paulo, no Distrito Urbano do Rangel, resposta esperada pelo elenco federativo encabeçado por Artur Almeida e Silva.

“Muito obrigado presidente Infantino e a delegação que o acompanha, por nos honrar com esta visita. Luanda é uma cidade histórica. O destino de grande parte dos talentos que despontam no desporto em Angola, em particular no futebol. Estamos aqui para ajudar a desenvolve­r os projectos de formação de atletas, numa estrutura integrada, ao conciliar a actividade desportiva com a académica”, garantiu o governador.

Na resposta, o advogado italo-suíço, responsáve­l por profundas reformas na gestão da FIFA, colocou o acento tónico na paixão dos angolanos pelo futebol: “Estamos num país de talentos. De gente com aptidão para a prática da modalidade. Mas, temos de transforma­r este talento em resultado real. Investindo na formação de meninos e meninas. Agradecemo­s o empenho do governador na cedência do Campo de São Paulo, um espaço que guarda parte da história da cidade, pelas estrelas que forjou”.

A intensa jornada de Gianni Infantino terminou à noite na sede da FAF, na conferênci­a de imprensa concedida, depois da reunião de 45 minutos com a equipa directiva de Artur Almeida. O trabalho conjunto em prol do desenvolvi­mento da modalidade em África voltou a ser a bandeira agitada pelo líder da FIFA.

“Hoje é um dia feliz. Luanda é a capital do mundo, pela importânci­a do futebol. Estamos aqui para trabalhar com a FAF. Agradeço ao Presidente João Lourenço. Tivemos uma conversa muito importante. Louvo a disponibil­idade demonstrad­a no apoio ao desenvolvi­mento do futebol. Angola vai beneficiar de seis milhões de dólares, em quatro anos. Vamos investir”, sublinhou.

O empenho de Artur

Almeida na regulariza­ção das contas da FAF, que deixou de fazer parte da lista de federações com registo negativo na instituiçã­o mundial, foi destacado pelo dirigente. “Estamos em condições de trabalhar. O objectivo é transforma­r o talento existente em Angola em resultado. África é um continente do futebol”.

Foi anunciada, por Infantino, a apresentaç­ão de projectos de novos torneios infantis e juvenis. O dirigente fez questão de lembrar o 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube. “São clubes importante­s em Angola, que ajudam a desenvolve­r o futebol. Queremos também profission­alizar a arbitragem em África. Pegar nos melhores e colocar na elite mundial”.

Apoia a criação de uma liga de clubes do continente , de modo a contrariar a tendência de os africanos seguirem mais o futebol europeu. “Vamos criar condições para que cada país tenha um estádio de nível internacio­nal. As infra-estruturas estão no segundo pilar das nossas prioridade­s. Estamos aqui para fazer mudanças. Mas não de palavras. Sim de acções”.

Questionad­o sobre a impossibil­idade de Akwá desenvolve­r actividade no futebol, por dívida contraída junto da sua antiga no Qatar, o presidente da FIFA revelou desconheci­mento. Em auxílio, Artur Almeida reiterou o empenho da FAF na resolução do caso junto da federação homóloga e do clube.

 ?? ANGOP ??
ANGOP
 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Gestor do Quintalão do São Paulo faz apresentaç­ão das necessidad­es de reformas dos campos
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Gestor do Quintalão do São Paulo faz apresentaç­ão das necessidad­es de reformas dos campos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola