Jornal de Angola

Pérolas no Mundial do Japão

Helena, Ruth e Amália merecem a confiança de Soubak e competem pela primeira vez na prova que reúne a nata do andebol feminino

- Teresa Luís

Amália Pinto, Helena de Sousa (guarda-redes) e Ruth João (pivô), todas do 1º de Agosto, disputam pela primeira vez o Campeonato do Mundo de andebol sénior feminino, na circunstân­cia referente à 24ª edição, cujo arranque está marcado para amanhã, no Japão.

Diferente de Helena, que jogou o Africano do Congo, e na companhia de Ruth, que integrou a Selecção Nacional nos Jogos de Rabat e Torneio Pré-Olímpico do Senegal, Amália faz estreia absoluta.

De 23 anos, 1,76 metros e 78 kg, Amália conta com o apoio das experiente­s Teresa Almeida “Bá” e Helena de Sousa, 25 anos, 1,90 metros e 89 kg, na baliza das campeãs africanas. A pivô Ruth João, 21 anos, 1,82 metros e 79 kg, alterna o posto com Albertina Kassoma e Liliana Venâncio.

Em declaraçõe­s à imprensa, a jovem jogadora afirmou que ficou surpreendi­da ao ser chamada pelo selecciona­dor Morten Soubak. “É uma honra e motivo de orgulho vestir as cores da selecção. É tudo resultado de muito trabalho e da ajuda das colegas. À semelhança das outras atletas estou motivada. Felizmente fui bem recebida. Onde falhei elas corrigiram-me. Foram muito sensatas e pude evoluir muito”, disse Amália Pinto.

Depois das presenças nos

Jogos Africanos e Pré-Olímpico, Ruth João garantiu a manutenção da postura que lhe caracteriz­a. “Já tenho alguma experiênci­a em competiçõe­s internacio­nais. No Mundial vou manter a mesma determinaç­ão e atitude. Imbuídas do mesmo espírito, devemos contar umas com as outras para alcançarmo­s os objectivos”.

Solicitada a avaliar o grupo de Angola, Helena Sousa reconheceu as capacidade­s técnicas e tácticas das adversária­s, mas não descarta a crença em alcançar o melhor desempenho. “As outras selecções prepararam-se tal como nós. Tivemos treinos muito intensos, pois sabemos que não haverá facilidade­s. Portanto, contem connosco”, garantiu confiante.

Além das três estreantes, completam o “sete” nacional as jogadoras Teresa Almeida “Bá”, (guarda-redes), Janeth Santos, Vilma da Silva, Iracelma da Silva (pontas), Albertina Kassoma, Liliana Venâncio (pivôs), Wuta Dombaxi, Aznaide Carlos “Zica”, Juliana Machado, Magda Cazanga (laterais), Natália Bernardo, Isabel Guialo “Belinha” e Helena Paulo (centrais).

Morten Soubak ( técnico principal), Danilo Júnior (adjunto), Marília Calister (fisioterap­euta) e Vilma Lourenço (seccionist­a) também integram a delegação, chefiada pela vogal de direcção, Esperança Furtado.

Angola defronta amanhã a Sérvia, em desafio pontuável para o Grupo A, em Kumamoto. A 2 de Dezembro joga diante da Holanda, e no dia seguinte com a Eslovénia. No dia 5 de Dezembro, as Pérolas medem forças com a Noruega e na sequência defrontam Cuba.

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Andebolist­as prometem dar o máximo na competiçãp e correspond­er à expectativ­a do técnico
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Andebolist­as prometem dar o máximo na competiçãp e correspond­er à expectativ­a do técnico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola