Jornal de Angola

Perto de 15 mil pensionist­as no sistema de pagamentos

Ministro da Defesa Nacional falou ontem, no Parlamento, sobre os beneficiár­ios do Sistema de Segurança Social

- Adelina Inácio

O ministro da Defesa Nacional informou, ontem, no Parlamento, que, entre Janeiro e Julho deste ano, 14.936 pensionist­as foram inseridos no sistema de pagamentos.

Salviano de Jesus Sequeira, que falava aos deputados durante o debate na especialid­ade do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano, adiantou que, destes pensionist­as, 1.500 são anciãos maiores de 70 anos, 4.012 viúvas, 8.986 órfãos e 423 ascendente­s de militares falecidos.

Os 14.936 inseridos neste ano no sistema de pagamentos, esclareceu, constam já dos indicadore­s estatístic­os de beneficiár­ios do Sistema de Segurança Social, cujo efectivo é de 71.039 pensionist­as.

O ministro sublinhou que ficaram por inserir, no período de Agosto a Dezembro deste ano, 7.716 ex-militares cadastrado­s e licenciado­s à reforma. Outros 5 mil não se apresentar­am ao cadastrame­nto. Entretanto, Salviano Sequeira deixou claro que a Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas está aberta para receber as reclamaçõe­s, analisá-las e dar o devido tratamento.

O dirigente referiu, no entanto, que no processo de cadastrame­nto dos beneficiár­ios de pensões de invalidez, assim como dependente­s de militares falecidos em condições de reforma e activos, foram cadastrado­s 22. 713 pensionist­as em todo o país. Destes, esclareceu, 9.220 foram para o exercício de pensão de reforma, 13.421 de sobrevivên­cia e dois mil para a pensão de sobrevivên­cia. O processo decorreu de 27 de Agosto de 2018 a Junho de 2019.

O ministro disse que o sector tem ainda por regulariza­r 1.856 processos. Dos 27.451 pensionist­as que fizeram o teste de sobrevivên­cia, 11.858 pensionist­as são activos e detentores de contas bancárias, enquanto 15.593 são passivos, sendo que os benefícios são recebidos pelos respectivo­s tutores.

Após a inserção destes beneficiár­ios no sistema de pagamentos, esclareceu, a Caixa de Segurança Social das FAA irá concluir o processo de inclusão social. Salviano Sequeira informou que os 9.108 que foram cadastrado­s começam a receber as suas pensões a partir de Dezembro.

O ministro explicou que as Forças Armadas têm o seu próprio programa e não pode absorver todos aqueles que vão se recenseand­o durante estes anos todos. “As Forças Armadas têm se organizado para que já não haja militares a cumprir o serviço militar obrigatóri­o que exceda para lá do tempo normal”, afirmou.

Por seu turno, a secretária de Estado do Orçamento garantiu o aumento dos subsídios dos ex-combatente­s. “Houve um aumento em vários sectores da Defesa”, adiantou Aia-Eza da Silva, referindo-se à Proposta de OGE para o próximo ano.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Salviano Sequeira disse que a Caixa de Segurança Social está aberta para receber reclamaçõe­s
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Salviano Sequeira disse que a Caixa de Segurança Social está aberta para receber reclamaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola