Jornal de Angola

Chefe de Estado de Cuba nomeia Primeiro-Ministro

-

Cuba voltou a ter um Primeiro-Ministro depois de mais de 40 anos. O Presidente cubano, Miguel-Díaz Canel, escolheu, sábado, o ministro do Turismo, Manuel Marrero, para assumir o cargo, que foi eliminado em 1976 e reactivado pela Constituiç­ão aprovada em Abril deste ano.

Único candidato proposto por Díaz-Canel, Marrero foi aprovado por unanimidad­e pelos deputados. O novo Primeiro-Ministro supervisio­nará o desempenho do Governo como “braço direito” do Presidente.

Marrero, 56 anos, arquitecto de formação, era o ministro com mais tempo no Governo, desde 2004, quando foi nomeado por Fidel Castro. Curiosamen­te, o nome do titular da pasta do Turismo não figurava entre os favoritos a ocupar o cargo, no entanto, foi responsáve­l pelo sector considerad­o o motor da economia cubana e a segunda maior fonte de receitas do país.

O novo Primeiro-Ministro de Cuba iniciou a carreira no Governo em 1999, como vicepresid­ente do poderoso grupo hoteleiro Gaviota, das Forças Armadas. Um ano depois assumiu a presidênci­a daquela entidade, cargo que ocupou até ser nomeado ministro do Turismo por Fidel Castro.

Ao fazer a proposta do nome do candidato, DíazCanel exaltou “a honestidad­e, a capacidade de trabalho e a fidelidade” do indicado ao Partido Comunista e à revolução cubana.

Além de Marrero, foram nomeados os vice-primeiros-ministros, o comandante da Revolução, Ramiro Valdés, além de Roberto Morales, Inés María Chapman, Ricardo Cabrisas e José Luis Tapia, que eram vice-presidente­s do Conselho de Ministros, além de Alejandro Gil, ministro da Economia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola