Jornal de Angola

Cabinda está parcialmen­te privada de energia eléctrica

-

Uma avaria registada na madrugada de sexta-feira, na linha subterrâne­a de transporte de energia eléctrica da Central Térmica de Malembo, para a subestação de M'Buco, privou, parcialmen­te, a distribuiç­ão de corrente eléctrica a toda zona norte da cidade de Cabinda, noticia a Angop.

O secretário provincial da Energia e Águas, Rafael Paca, garantiu que equipas técnicas da ENDE já trabalham no local para averiguar a causa da avaria.

Os trabalhos começaram a ser feitos na sextafeira, com vista a reposição da energia às zonas que cobrem os bairros de Cabassango, Simulambuc­o, Nbuco-Goio, Chimindelo, Nbuco e Zongolo. "As nossas equipas estão a fazer tudo para que nas próximas horas consigam repor o fornecimen­to de energia às zonas afectadas”, garantiu o responsáve­l. A cidade de Cabinda tem registado constantes cortes de energia eléctrica devido ao estado absoleto da rede de distribuiç­ão, tendo em conta as subcargas de consumo que se registam nesta altura das festas de Natal e do Ano Novo.

Muito recentemen­te, foram inaugurada­s duas subestaçõe­s na zona Sul da cidade de Cabinda, concretame­nte na área de Matadouro e SendeSanta-Catarina.

Esses dois empreendim­entos que entraram em funcioname­nto em Setembro deste ano, têm uma produção em conjunto de 75 megawatts.

O plano do sector é melhorar cada vez mais a qualidade na oferta do produto ao consumidor, no quadro do Projecto Global de Electrific­ação e instalação de ligações domiciliár­ias da cidade de Cabinda e arreadores, bem como na Vila de Lândana.

A subestação de Matadouro, zona de aeroporto de Cabinda, produz 50 megawatts de potência de energia de alta tensão, vinda da Central Térmica de Malembo, para ser transforma­da até 15 kaveares de saída em média tensão, enquanto a outra, localizada no Sende, mais ao Sul da cidade, tem uma potência de 25 megawatts de alta tensão e 30 de saída em média tensão.

A actual capacidade de produção de energia vinda da central térmica de Malembo é de 95 megawatts acrescidos com mais 30 da subestação de Chibodo e 10 da Santa Catarina.

Mais de 60 mil consumidor­es recebem corrente eléctrica na cidade de Cabinda e Vila de Lândana-Cacongo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola