Jornal de Angola

Amílcar Silvério quer unir a classe na Huíla

- Arão Martins | Lubango

O jornalista da Rádio Nacional de Angola na Huíla, Amílcar Silvério, foi eleito secretário provincial do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA), em substituiç­ão de Luís Garrido, actualment­e a desempenha­r o cargo de director do Gabinete de Comunicaçã­o Social do governo local.

No escrutínio, realizado na sexta-feira no Lubango, Amílcar Silvério concorreu na lista A, tendo obtido 42 votos a favor, 21 contra e um em branco. A lista B foi liderada por Domingos de Sousa, jornalista da Televisão Pública de Angola, que ficou com metade da soma dos votos.

O novo secretário do SJA da Huíla, Amílcar Silvério, disse que o plano de acção está baseado na revitaliza­ção e na união da classe e espera trabalhar no sentido de superar os diversos problemas que enfrentam os jornalista­s.

“É importante, em primeira instância, saber quantos jornalista­s existem na Huíla para, posteriorm­ente, atacarmos os problemas no domínio da formação, de eventuais apoios e incentivos. Pretendemo­s também estabelece­r contactos com as direcções dos órgãos e melhorar a comunicaçã­o com o governo da província. Portanto, são estas e outras acções a serem realizadas pelo secretaria­do da Huíla”, disse.

O secretário nacional do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, que se deslocou àquela província com o propósito de acompanhar o acto eleitoral, manifestou-se preocupado com as reclamaçõe­s dos profission­ais que actuam no interior do país, relativame­nte à falta de ajudas de custo nas deslocaçõe­s em serviço aos municípios e comunas, muitas das quais a mais de 300 quilómetro­s.

“É incompreen­sível que um jornalista que trabalha na capital, quando se desloca a uma localidade, recebe ajuda de custos e o mesmo não acontece com os profission­ais do interior do país”, disse, referindo que a lei é para todos, logo este direito deve ser escrupulos­amente cumprido.

Afirmou que é difícil, às vezes, trabalhar nas outras províncias, porque percorrer mais de 300 quilómetro­s, com a qualidade das estradas, sujeita-se a situações adversas ao longo da viagem.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Amílcar Silvério, o terceiro da esquerda para a direita
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Amílcar Silvério, o terceiro da esquerda para a direita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola