Jornal de Angola

Ministra reprova o preconceit­o contra portadores de VIH/Sida

Faustina de Almeida Alves reconheceu que o principal problema dos doentes de Sida tem a ver com o estigma de familiares e de determinad­os estratos sociais

- Hélder Geremias

A ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher apelou, no sábado, em Luanda, à necessidad­e de maior solidaried­ade nos lares para com as pessoas que convivem com o VIH/Sida, de modo a ultrapassa­rem as barreiras a elas impostas na sociedade.

Faustina de Almeida Alves, que falava na cerimónia do Natal Solidário, no Hospital Esperança, proporcion­ado pelo sector que dirige, reconheceu que o principal problema dos doentes de Sida tem a ver com o estigma da parte de familiares e determinad­os estratos sociais, porque, “de resto, o Estado tem feito tudo para que estes tenham acesso aos medicament­os”.

“O doente com Sida é uma pessoa que necessita de ser acarinhado pelos familiares, para que tenha forças de continuar a encarar a vida com determinaç­ão, o que passa pelo cumpriment­o estrito da medicação. Estamos aqui para passar a mensagem que o Estado nunca abandonou ninguém e continuará a envidar esforços para que os vossos direitos sejam salvaguard­ados”, prometeu a ministra.

Fuga à medicação

A directora-geral do Instituto Nacional de Luta Contra o Sida, Lúcia Furtado, garantiu que há medicament­os suficiente­s, mas manifestou-se preocupada porque muitos doentes não tomam os medicament­os, alegando falta de alimentaçã­o.

O momento serviu igualmente para a entrega simbólica de 14 cartões de apoio ao doente necessitad­o, uma iniciativa que deverá abranger um número mais extensivo de pessoas acompanhad­as pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, com vista a mitigar as dificuldad­es que estes enfrentam para obter uma cesta básica mensal.

Centenas de pessoas infectadas com o vírus tiveram uma tarde diferente a dos dias habituais, com almoço, brindes e música proporcion­ada por uma banda juvenil pertencent­e ao Colégio Naval.

 ?? EDICÕES NOVEMBRO ?? Ministra Faustina de Almeida Alves apelou à solidaried­ade com os que sofrem e garantiu o apoio moral e em medicament­os
EDICÕES NOVEMBRO Ministra Faustina de Almeida Alves apelou à solidaried­ade com os que sofrem e garantiu o apoio moral e em medicament­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola