Jornal de Angola

Supremo espera em Janeiro resposta à carta ao ex-Presidente

-

O Tribunal Supremo espera ter, já em Janeiro, as respostas ao questionár­io enviado ao ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, com perguntas feitas pela defesa do antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) Valter Filipe, no primeiro dia do julgamento do caso conhecido por 500 milhões.

A confirmaçã­o do envio do questionár­io foi feita na sextafeira pelo juiz João Pitra, que preside o julgamento no Tribunal Supremo, em Luanda. Ao responder a um pedido de António Gentil Simão, advogado oficioso do filho de José Eduardo dos Santos “Zenu”, para que algumas perguntas fossem incluídas no questionár­io ao ex-Presidente, o juiz disse que "só se fosse enviada uma adenda", já que as perguntas já tinham seguido.

Além de Valter Filipe e José Filomeno dos Santos, estão a ser julgados o empresário Jorge Gaudens e o antigo director do Departamen­to de Gestão de Reservas do banco central, António Samalia Bule Manuel.

No início do julgamento, o advogado de defesa de Valter Filipe solicitou ao Tribunal que o ex-Chefe de Estado fosse ouvido como testemunha no caso da suposta transferên­cia irregular de 500 milhões de dólares do BNA para uma conta de um banco em Londres, tendo o juiz deferido o pedido.

Sérgio Raimundo alegou que a diligência de se ouvir José Eduardo dos Santos é “imperiosa” e devia ter sido desencadea­da “antes do procedimen­to criminal”. Valter Filipe é acusado dos crimes de burla por defraudaçã­o, branqueame­nto de capitais e peculato, foi constituíd­o arguido em Setembro de 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola