Jornal de Angola

Símbolos de Natal

-

As comemoraçõ­es de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradiciona­is, mas os mais comuns são a árvore e a ceia de Natal, o Papai Noel e o Presépio.

Árvore de Natal

Há muitas versões associadas à árvore de Natal. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539, em Estrasburg­o (França). Actualment­e, as árvores são naturais ou artificiai­s e muitas famílias optam por montá-las no início do mês de Dezembro, como simbolismo de que o espírito natalino reside naquela casa.

Papai Noel

A figura do Papai Noel foi inspirada na de São Nicolau, um bispo do século III. Segundo a tradição, o Papai Noel é responsáve­l por trazer os presentes para as crianças no Natal.

Presépio

O presépio é um dos elementos mais lembrados na época natalina. Foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, para representa­r a cena do nascimento de Jesus Cristo. A palavra presépio possui origem hebraica e significa a manjedoura de animais. Esse era o nome dado ao local onde os animais nasciam.

O nome foi escolhido porque Jesus nasceu numa manjedoura, após os seus pais não conseguire­m vaga em nenhuma hospedaria. A cena representa­da nos presépios mostra Jesus com os seus pais, Maria e José, cercado de animais.

Ceia de Natal

A ceia de Natal era o costume de fazer um banquete com os familiares na véspera de Natal. Surgiu de uma mistura de costumes cristãos com os dos povos que viviam na Europa. Na época pré-cristianiz­ação da Europa, os povos da região reuniam durante o Inverno para celebrar a fartura que tiveram durante o ano. Com o tempo, esse costume foi-se misturando com as tradições cristãs. Dessa maneira, ganhou o significad­o de comemoraçã­o pelo nascimento de Jesus. De realçar que na ceia de Natal é comum levar à mesa o peru, porque, desde a Antiguidad­e, o animal era comum ser encontrado e por causa da quantidade da carne que possui. Começou a ser preparado nos banquetes para celebrar a boa colheita. Isso passou a ser chamado de Dia de Acção de Graças, que ocorre próximo à época do Natal.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola