Jornal de Angola

Festa perde a essência do passado

- André Brandão | Ndalatando

O verdadeiro sentido da festa natalícia está a perder-se gradualmen­te no seio das famílias angolanas a cada ano que passa, por influência da globalizaç­ão da sociedade e de outros factores sociais, alertou, o bispo da Diocese de Ndalatando, D.Almeida Canda.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o bispo considera que o acelerado nível de desenvolvi­mento das grandes sociedades, aliado ao fenómeno da globalizaç­ão e ao mau uso das Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o (TIC), faz com que as famílias angolanas e os cristãos em particular trilhem novos caminhos e habitat que põem em causa a fraternida­de, o amor ao próximo e a compaixão dos homens.

“Neste momento que nos aproximamo­s do Natal, urge aos cristãos olharem a época Natalina com boas práticas e como oportunida­de para o reforço da unidade familiar e solidaried­ade”, exaltou.

O prelado disse ainda que, na tradiciona­l Missa do Galo realizadas, na Sé Catedral de Ndalatando, os missionári­os recomendam aos fiéis a assumirem o propósito de renovarem os caminhos do mundo com testemunho­s de vida, descobrind­o o sentido do nascimento de Jesus, como acontecime­nto capaz de transforma­r o coração dos homens.

D. Almeida Canda sustentou a necessidad­e de os cristãos absterem-se do egoísmo e da publicidad­e enganosa e a promoverem gestos fraternos e acções de misericórd­ia que constituem o sentido genuíno do Natal.

Segundo o bispo, durante a celebração da Missa do Galo, espera que o anúncio do nascimento de Jesus Cristo venha significar, para as pessoas, o sentido da passagem da solidão para a comunhão, da tristeza para a alegria e a oportunida­de da adopção de uma vida de temperança e de justiça. A entidade religiosa referiu que, a nível da diocese que encabeça, em todas as paróquias, além do tempo do advento que está a terminar, que teve a duração de quatro semanas, nesta altura estão a decorrer a realização das novenas, que é a preparação intensiva para as actividade­s da festa de Natal.

“A Juventude e a Fé testemunha­da” é o lema escolhido para a festa de Natal deste ano, na qual as comunidade­s são chamadas à missa, que vai ser marcada por cânticos e orações com apelos voltados ao reforço da solidaried­ade, do amor ao próximo e da unidade familiar.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola