Jornal de Angola

Novo registo condiciona o aumento das pensões

-

O aumento dos subsídios da pensão dos antigos combatente­s e veteranos da Pátria está a depender da conclusão do processo de recadastra­mento em curso no país, garantiu ontem, na cidade do Cuito, o inspector-geral do Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria.

José António Chissola, que falava no final da visita de trabalho que serviu para avaliar o processo dos 412 pensionist­as do Bié desactivad­os das folhas de salário, afirmou que era intenção da instituiçã­o, em 2019, aumentar os subsídios.

O objectivo, disse, não foi efectivado por sugestão do Ministério das Finanças, que considera necessário o recadastra­mento para se afastar os pensionist­as falsos.

Para corrigir a situação, adiantou aquele responsáve­l, o Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria promove, desde 26 de Agosto, o processo de recadastra­mento dos pensionist­as, para identificá­los e salvaguard­ar os direitos dos demais.

Sem avançar o valor a ser atribuído, José António Chissola, citado pela Angop, recordou que o processo de recadastra­mento já decorreu nas províncias de Malanje, Moxico, CuanzaNort­e, Lundas Sul e Norte. Nesta altura decorre na província de Luanda, sem, no entanto, revelar o número dos cadastrado­s.

Na semana passada, o ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da

Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, considerou estranho que mais de 400 pessoas na província do Bié não estejam a receber as pensões.

“É estranho, pois, aqui no Bié, temos mais de 400 pessoas que não recebem a pensão, porque os nomes não constam da lista que o Gabinete Provincial apresentou. Por isso, e tendo em conta as preocupaçõ­es dos pensionist­as, viemos para fazer o devido esclarecim­ento e tirar as dúvidas”, sublinhou, ao intervir num encontro com os pensionist­as que reclamam a regulariza­ção das pensões.

O objectivo, acrescento­u, é confirmar os dados que constam nas planilhas. Esclareceu que o Ministério está a fazer a prova de vida presencial, contrariam­ente ao cadastrame­nto que era feito anteriorme­nte.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro João Ernesto dos Santos “Liberdade”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola