Jornal de Angola

Tradições pelo mundo

-

O cozido de bacalhau tornouse, para os angolanos, o prato tradiciona­l na Ceia de Natal. Antes, consumia-se muito o peru, um costume também português, que desaparece­u, e o bolo-rei, que, praticamen­te, ninguém compra mais. Agora, é o bacalhau que nunca pode faltar à mesa.

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares e os pratos variam de país para país. O peru é o prato mais tradiciona­l na Europa. Em Portugal, a Ceia de Natal recebe o nome de “Consoada”, sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, véspera de Natal.

Segundo a tradição portuguesa, a Consoada consiste principalm­ente em bacalhau cozido com batata e couves, seguido dos doces. Depois da Consoada, é tradição fazer a distribuiç­ão dos presentes de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, para uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus parentes.

Na Alemanha, come-se carne de porco e pratos tradiciona­is de tempero forte também são muito comuns. Recentemen­te, no Brasil, o pernil de porco e o frango passaram a estar muito próximos do peru na Ceia de Natal. Na Rússia, evita-se a carne, enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Austrália, onde as festividad­es natalinas acontecem durante o Verão, as pessoas costumam fazer a Ceia de Natal em praias.

Na África do Sul, outro país que comemora o Natal durante o Verão, é comum fazer a ceia em mesas colocadas do lado de fora de casa. Nestes tempos, em vários lugares do mundo, é típico comer mariscos na Ceia de Natal.

Na tradição católica, os fiéis participam, ao final da noite, na Missa do Galo, à meia noite.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola