Jornal de Angola

Dívidas à ENDE atingem 900 milhões de kwanzas

Alternativ­as encontrada­s para começar a recuperar a dívida passam pela negociação e instalação de contadores pré-pagos

-

Novecentos milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada dos últimos seis anos, na província do Bengo, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE), anunciou o director do Centro de Distribuiç­ão da companhia naquela província.

Lucas Machado acrescento­u, em declaraçõe­s à Angop, que “a dívida está a crescer” e que, ao longo de um mês, não se consegue “ir além de 5,00 por cento de recuperaçã­o da mesma”.

Neste momento, a ENDE trabalha com os clientes da rede de baixa tensão (domésticos), com os quais tem sido mais fácil resolver a situação de cobrança, sublinhou. Quanto às instituiçõ­es públicas, prosseguiu, “ainda há muito trabalho pela frente, porque não está a ser fácil a adesão ao pagamento”.

As alternativ­as encontrada­s para começar a recuperar a dívida passam pela negociação e pela instalação de contadores pré-pagos, com incidência para os locais em que a dívida é avultada.

Em 2020, adiantou Lucas Machado, a ENDE conclui projectos de electrific­ação das comunas do Terreiro, Cauando e do Panguila (Sector 2), no município do Dande, no quadro de um programa de expansão dos serviços, elevação da arrecadaçã­o de receitas, redução das perdas comerciais, aplicação de facturação correcta e formação de quadros.

“No próximo ano, vamos melhorar a qualidade de fornecimen­to de electricid­ade nos bairros dos municípios do Ambriz e Dande, locais onde estamos instalados”, informou o director do Centro de Distribuiç­ão da ENDE no Bengo.

Este ano, o Centro de Distribuiç­ão de Energia do Bengo concluiu a electrific­ação do bairro Quicola, começou a electrific­ar o Quixiquela, está a terminar a electrific­ação do Sector 8, no Panguila, e perspectiv­a continuar com o trabalho no Paranhos. Ainda no Panguila, a ENDE está a melhorar a rede antiga de distribuiç­ão e a instalar contadores pré-pagos.

“Aospoucos,vamosfazen­do melhorias na rede eléctrica, no sentido de expandirmo­s os nossos serviços e melhorarmo­s a qualidade de fornecimen­to”, disse a fonte.

Este ano, a carteira da ENDE no Bengo ascendeu em 1.500 novos clientes, todos incluídos no sistema pré-pago, ao fazer 900 ligações no Ambriz e 600 no bairro Quicoca, no Desvio da Barra.

A nível da província, estão instalados mais de seis mil contadores pré-pagos nas localidade­s do Panguila, Desvio da Barra, centralida­de do Capari, bairro da Juventude, Mabubas (Dande) e no município do Ambriz.

O responsáve­l considerou o ano que termina como positivo, pelo volume de trabalho realizado e pelo número de clientes obtido.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Em 2020, a ENDE conclui a electrific­ação das comunas do Terreiro, Cauando e do Panguila
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Em 2020, a ENDE conclui a electrific­ação das comunas do Terreiro, Cauando e do Panguila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola