Jornal de Angola

3.307 casos de violência registados em oito meses

- Kátia Ramos

Um total de 3.307 casos de violência doméstica, entre psicológic­a, física e económica, foi registado no país, de Janeiro a Setembro deste ano, sendo 2.605 denunciado­s por mulheres e 702 por homens, revelou, na segunda-feira, em Luanda, a ministra da Família e Promoção da Mulher.

Faustina Alves, que falava por ocasião dos cumpriment­os de fim-de-ano, que também serviu para apresentaç­ão do relatório anual do sector, disse que dos 3.307 casos registados no período em referência, 1.852 foram resolvidos de forma extrajudic­ial e 1.455 encaminhad­os para os órgãos de justiça.

Para a governante, os números não representa­m o universo dos casos ocorridos pelos país, pois, infelizmen­te, muitas das vítimas remetem-se ao silêncio, outras acabam por falecer antes de fazer a acusação.

Por outro lado, a titular da pasta da Família e Promoção da Mulher destacou, no quadro do plano estratégic­o do sector, o segundo e terceiro Conselho Consultivo Ordinário realizados nas províncias de Cuanza-Norte e Luanda, que serviram para medir o impacto das actividade­s e perspectiv­ar acções futuras, para o bem-estar das comunidade­s.

No âmbito da municipali­zação da acção social, o MASFAMU conta com seis Centros de Apoio Social Integrado

(CASI), sendo oito em Luanda, dois no Uíge, Moxico e Bié. Os restantes foram construído­s em outras 12 regiões do país.

No Sistema de Informação e Gestão da Acção Social (SIGAS), de acordo com a ministra foram cadastrada­s 57.501 pessoas, correspond­entes a 19.851 agregados familiares. Informou que o programa de Transferên­cias Sociais Monetárias do Projecto-piloto do APROSOC providenci­ou dois pagamentos, tendo beneficiad­o 11.473 crianças.

Faustina Alves lembrou que o programa está a ser acompanhad­o com acções de educação, literacia financeira, inclusão produtiva, prevenção de doenças, planeament­o familiar, incentivo às campanhas de vacinação e registo civil.

De Janeiro a Novembro deste ano, o Instituto Nacional da Criança (INAC), através das acções de aconselham­ento e apoio psicossoci­al às vítimas, resolveu, a nível do país, 4.104 casos de violência contra a criança, sendo 1. 982 do sexo masculino e 2.071 feminino.

No capítulo do empoderame­nto da mulher, foram formados 1.858 mulheres em matéria diversa, como direito político, saúde sexual e reprodutiv­a, assim como direito económico e social.

O Centro Integrado de Referência para atendiment­o às vítimas de violência na província do Huambo está concluído.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola