Jornal de Angola

Ministro do Interior preside ao acto central

Bureau Político do MPLA exorta angolanos a manterem vivo o espírito de bravura e determinaç­ão dos “Heróis da Liberdade” e o PRS defende a sua valorizaçã­o e dignidade

-

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, preside, hoje, em Benguela, ao acto central do 49º aniversári­o do Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que decorre sob o lema “Angola 45 anos: unidade, estabilida­de e desenvolvi­mento”.

Comunicado do MPLA

Por ocasião da efeméride, o Bureau Político do MPLA emitiu uma declaração em que exorta todos os angolanos a manterem vivo o espírito de bravura e determinaç­ão dos “Heróis da Liberdade”. No documento, o órgão de cúpula do partido maioritári­o insta, igualmente, as gerações vindouras a cultivarem o sentimento de orgulho patriótico.

O MPLA considera o 4 de Fevereiro de 1961 “um marco histórico e político de transcende­ntal importânci­a para Angola” e representa o “quebrar das algemas coloniais e o acender do facho da esperança angolana”, corporizan­do o sonho de liberdade do povo angolano, realizado a 11 de Novembro de 1975, com a conquista da Independên­cia Nacional.

Para o partido maioritári­o, os ataques levados a cabo por destemidos nacionalis­tas contra a Cadeia de São Paulo, a Casa de Reclusão, o Quartel da Polícia de Segurança Pública e a Emissora Oficial de Angola traduziram a vontade dos angolanos de se libertarem das masmorras do regime colonial português e construir a nação angolana unida, livre e soberana.

Para o MPLA, torna-se imperioso colocar o interesse nacional acima de tudo e de todos para que prevaleça o bem comum. Por isso, apela a todos os angolanos a participar­em no processo de consolidaç­ão do Estado Democrátic­o e de Direito e na preservaçã­o da unidade e coesão nacional.

“O Bureau Político do MPLA reafirma que, em plena sintonia com o Executivo liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço, continuará a trabalhar militante e empenhadam­ente para a satisfação das mais profundas aspirações do povo angolano, apoiando, sem reservas, o combate à corrupção, ao nepotismo, à impunidade e a todas as práticas nocivas que em nada dignificam o sacrifício consentido pelos Heróis do 4 de Fevereiro”.

Reitera, igualmente, a predisposi­ção de enaltecer as conquistas alcançadas pelo povo angolano, mantendose fiel aos ideais dos Bravos Heróis da gesta revolucion­ária do 4 de Fevereiro de 1961.

Por seu turno, o PRS, a quarta força política na Assembleia Nacional, realça o papel dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961 para a Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

“O angolano é livre e independen­te graças a estes heróis que dedicaram e arriscaram as suas vidas pela Pátria, pelo que devem ser, não só lembrados, como também valorizado­s e honrados com dignidade e com condições sociais aceitáveis para si e seus sucessores”, defende o PRS, numa nota assinada pelo secretário­geral, Rui Malopa Miguel.

As comemoraçõ­es alusivas ao 4 de Fevereiro iniciaram no dia 1 e estendem até 25 do mês em curso.

MPLA continuará a trabalhar com o Presidente João Lourenço para a satisfação das mais profundas aspirações do povo angolano, apoiando, sem reservas, o combate à corrupção, ao nepotismo e à impunidade

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Acto central do 59º aniversári­o do início da Luta Armada de Libertação acontece em Benguela
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Acto central do 59º aniversári­o do início da Luta Armada de Libertação acontece em Benguela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola