Jornal de Angola

África corre risco de fome

-

A Comissão Europeia, liderada por Ursula von der Leyen, propõe-se apresentar, este ano, uma nova Estratégia com África e “fechar” rapidament­e o novo acordo de parceria entre União Europeia e os países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

Segundo a Efe, o novo Executivo comunitári­o, que tomou posse em Dezembro, adoptou e apresentou, ontem, em Bruxelas, o programa de trabalho para 2020, que define as iniciativa­s que a Comissão vai levar a cabo este ano para concretiza­r as orientaçõe­s políticas fixadas por Von de Leyen, com África a surgir em plano de destaque no capítulo de “uma Europa mais forte na cena mundial”, uma das seis “ambições”.

De acordo com o programa de trabalho adoptado pela equipa de Von der Leyen, “uma Europa mais forte no mundo significa trabalhar lado a lado com os vizinhos e parceiros”.

Neste espírito, a Comissão e o Alto Representa­nte da UE para a Política Externa, Josep Borrell vão desenvolve­r uma nova estratégic­a com África, abrangente para estimular as relações económicas, criar postos de trabalho em ambos os continente­s e aprofundar a parceria em todos os sectores.

A nova estratégia, que a Comissão se propõe apresentar ainda no primeiro trimestre deste ano, deverá assim já estar pronta para ser colocada sobre a mesa na próxima cimeira UEÁfrica, que deverá ter lugar no segundo semestre do ano, durante a presidênci­a alemã do Conselho da União Europeia, sendo que as relações com África serão também uma das prioridade­s da presidênci­a portuguesa no primeiro semestre de 2021.

 ?? DR ?? Ursula der Leyen defende parceria entre UE e países da ACP
DR Ursula der Leyen defende parceria entre UE e países da ACP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola