Jornal de Angola

Embaixador recebe o candidato à OMC

-

O representa­nte permanente de Angola na União Africana (UA) e na Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) encontrou-se ontem, em Addis Abeba, Etiópia, com o candidato egípcio ao posto de director-geral da Organizaçã­o Mundial do Comércio (OMC) para o período 2021-2025.

O serviço de imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, revelou, em nota enviada ao Jornal de Angola, que Francisco da Cruz e Abdel-Hamid Mamdouh concordara­m, no encontro, em que é premente que a África esteja devidament­e engajada nos assuntos da OMC, nomeadamen­te nas questões relativas às reformas do organismo.

As expectativ­as de África, na opinião de Francisco da Cruz, requerem que a OMC assuma um papel de relevo na assistênci­a à implementa­ção da Zona de Livre Comércio Continenta­l Africana (ZCLCA), lançada em Maio de 2019, como um dos projectos da Agenda 2063 da UA.

O egípcio concorre para o posto de director-geral da OMC ao lado do beninense Eloi Laourou e do nigeriano Yonov Frederick Agah, estando a eleição prevista para 2021, em Genebra.

As eleições nas organizaçõ­es multilater­ais têm absorvido a agenda do embaixador Francisco da Cruz desde o primeiro mês do ano. A 24 de Janeiro, o embaixador recebeu o subsecretá­rio de Estado para os Assuntos Políticos do Ministério dos Negócios Estrangeir­os da Letónia, Janis Mazeiks,no âmbito do processo de candidatur­a do seu país a Membro Não-Permanente­do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2026-2027, para o que estão marcadas eleições em 2025.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O embaixador de Angola (à esquerda) e o candidato egípcio
EDIÇÕES NOVEMBRO O embaixador de Angola (à esquerda) e o candidato egípcio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola