Jornal de Angola

Luísa Damião visita vítima de agressão

-

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, condenou, terça-feira, em Lisboa (Portugal), a agressão que a cidadã luso-angolana Cláudia Simões foi vítima pela Polícia de Segurança Pública (PSP) portuguesa, a 19 de Janeiro.

De acordo com a Angop, Luísa Damião manifestou solidaried­ade a Cláudia Simões, durante uma visita à sua residência. Na ocasião, a dirigente do MPLA disse que o agente da PSP fez uso de força desproporc­ional contra uma pessoa indefesa.

A vice-presidente do partido no poder em Angola salientou ainda ser importante que as autoridade­s portuguesa­s tenham o domínio da situação e acredita que tudo irão fazer para que o autor da agressão seja punido pelos actos praticados. A agressão contra Cláudia Simões desencadeo­u uma onda de protestos dos movimentos antiracist­as em Portugal, entre os quais a Plataforma para o Desenvolvi­mento da Mulher Africana (PADEMA), que endereçou uma nota de protesto ao PrimeiroMi­nistro António Costa, com cópia ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e aos grupos parlamenta­res. Para a PADEMA, a agressão, que não foi um acto isolado, é um problema político que também exige soluções políticas.

Luísa Damião escalou Lisboa ida da Cidade da Praia, Cabo Verde, onde, no fimde-semana, participou, como convidada, no XVI Congresso Ordinário do PAICV.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola