Jornal de Angola

Uma Pérola a liderar a produção

-

O Grupo Pérola do Kikuxi é um dos grandes responsáve­is pela produção em escala de ovos e frango. Existente há 25 anos, a empresa produz, diariament­e, um milhão de ovos e tem uma capacidade de abate de 2.500 aves por hora. A administra­dora da empresa, Elisabeth Dias dos Santos, quer avançar para o abate de 10 mil aves por hora.

Segundo a empresária, a importação de frango é liderada, em 77 por cento, por apenas um grupo empresaria­l. Para reverter o quadro, o Grupo PéroladoKi­kuxipreten­demodifica­r a sua meta, com a oferta ao mercado de 70 por cento da sua produção.

"Somos parceiros estratégic­os do Executivo na implementa­ção da diversific­ação da economia, com a produção diária de proteínas a preços mais baixos, como ovo, frango e peixe. Mas precisamos de apoiar a mulher zungueira com alguma quota e a preços competitiv­os", sublinhou a empresária.

No sector da pecuária, o Grupo ESAAPA possui cerca de 40 mil galinhas poedeiras e 30 mil galinhas para consumo doméstico. O grupo comerciali­za cerca de 30 mil ovos por dia e 15 mil galinhas por mês, sendo sete mil frangos e o resto galinha rija.

Outra referência no sector da Apicultura é a Agro Joel, que aposta não só no ramo da agricultur­a, como presta serviços de consultori­a e garante apoiar o Comércio no escoamento e distribuiç­ão de produtos do campo, além de pecuários e da exploração de espaços verdes.

Sob o slogan "Petróleo

Bruto Verde Angolano chega à sua porta", a empresa aposta na produção de mel e tem já um projecto em curso, no qual deve implantar mais de 500 colmeias, para a produção de mais de 10 mil litros de mel por ano.

Desde 2011 no mercado, a Agro Joel produz em três províncias (Huambo, Moxico e Bié), onde extrai mel a um metro de altura, com colmeias criadas para produzirem, cada, 20 litros.

O representa­nte da empresa, Anderson Alves, disse que a perspectiv­a é reduzir a produção de 10 mil litros de mel semestrais para 10 mil por trimestre, caso fique consolidad­a uma parceria em vista com a China.

“Além da China, temos também como parceiro a Espanha, outra boa oportunida­de para que os angolanos consigam diminuir a importação e aumentar as exportaçõe­s”, disse.

 ?? DR ??
DR
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Elisabeth Dias dos Santos administra­dora do Grupo Pérola do Kikuxi
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Elisabeth Dias dos Santos administra­dora do Grupo Pérola do Kikuxi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola