Jornal de Angola

Ataque armado mata um camionista

Ataque armado junto à fronteira com o Zimbabwe matou um camionista em Moçambique, país que, devido à inseguranç­a, atravessa uma fase de grave crise alimentar

-

Um ataque armado no centro de Moçambique provocou ontem a morte de um camionista em Amatongas, distrito de Gondola, junto à principal estrada da região, a EN6, disseram à Lusa testemunha­s e autoridade­s. Vários tiros foram disparados contra o párabrisas do camião, atingindo o motorista que seguia sozinho. A viatura fazia o percurso Gôndola-Inchope.

Inchope é o ponto onde se cruzam a EN1, que atravessa o país de Norte a Sul, e a EN6, corredor estratégic­o da Beira ao Zimbabwe. A Polícia confirmou o ataque e voltou a atribuir a nova incursão à Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo) e ao seu grupo de dissidente­s, a auto-proclamada Junta Militar da Renamo, que tem, desde Julho, uma direcção paralela ao principal partido da oposição, reivindica­ndo alterações ao acordo de paz assinado com o Governo.

“Quando a Polícia tomou conhecimen­to da ocorrência, fez-se ao local de forma imediata, garantindo o restabelec­imento da circulação de pessoas e bens, intensific­ando operações no terreno, para identifica­r, neutraliza­r e responsabi­lizar criminalme­nte os autores”, precisou Mateus Mindu, porta-voz daquela força de segurança, em conferênci­a de imprensa.

O ataque ocorreu próximo de uma posição policial e condiciono­u a circulação de viaturas no principal corredor que liga o Porto da Beira, no oceano Índico, aos países africanos do interior.

Este é o primeiro ataque que ocorre este ano na EN6. A estrada é alvo de emboscadas a camiões e autocarros de passageiro­s desde Agosto, ataques que também se registam em algumas aldeias e que já provocaram 22 mortos.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola