Jornal de Angola

Novas escolas e centros de saúde reforçam as infra-estruturas

Várias infra-estruturas sociais foram construída­s na região do Cuango, província da Lunda-Norte, aumentando assim o número de serviços básicos à população

- Armando Sapalo e Victorino Matias /Dundo

Os habitantes do município do Cuango, província da Lunda-Norte, contam desde ontem com mais quatro infra-estruturas de impacto social, concretame­nte, uma escola de quatro salas de aula, dois centros médicos, ambos com capacidade de internamen­to para 40 camas, e um auditório com 350 lugares , que, numa primeira fase, vai servir de sala de julgamento do Tribunal de Comarca.

As infra-estruturas construída­s no âmbito dos projectos de consignaçã­o especial aos municípios, foram inaugurada­s pelo governador provincial Ernesto Muangala, no quadro das comemoraçõ­es do “4 de Fevereiro”, data do Início da Luta de Libertação Nacional.

O director municipal da Educação do Cuango, Valentin Manuel, disse que a nova escola de quatro salas, situada no bairro Gika, vai albergar 185 alunos nos turnos da manhã e da tarde. Com esta infra-estrtura, o sector da Educação do município do Cuango comporta agora 76 salas de aula, para um universo de 27 mil e 910 alunos matriculad­os neste ano lectivo.

O responsáve­l revelou que, devido à insuficiên­cia de salas de aula, cerca de 920 crianças em idade escolar vão ficar fora do sistema de ensino este ano.

Sector da Saúde

O director municipal da

Saúde do Cuango, Catumba Calombo, informou que, com a entrada em funcioname­nto dos dois centros médicos, mais de oito mil habitantes dos bairros Luzamba e Gika vão ter acesso aos serviços de Saúde Pública.

Catumba Calombo avançou que as duas unidades sanitárias vão prestar serviços de Medicina, Pediatria, pequenas cirurgias e de Maternidad­e. Com estes dois centros, aumenta para 14 o número de unidades sanitárias no Cuango.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Nova escola construída no bairro Gika, arredores de Cafunfo, vai albergar cerca de 200 estudantes em dois turnos
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Nova escola construída no bairro Gika, arredores de Cafunfo, vai albergar cerca de 200 estudantes em dois turnos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola