Jornal de Angola

Disputas começam hoje em três palcos europeus

- António Ferreira

Os torneios olímpicos femininos de basquetebo­l de qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio começam hoje, com epicentro em três cidades europeias, Ostende (Bélgica), Belgrado (Sérvia) e Bourges (França).

Moçambique-Nigéria às 17h00 e EUA-Sérvia (20h00), são os jogos inaugurais do grupo “A”, com sede na cidade de Belgrado, no Arena “Aleksandar Nikolic.

O grupo “B”, integrado pela China, Inglaterra, Coreia do Sul e Espanha, também sediado em Belgrado, abre hostilidad­es a partir das 12h00, com a China a defrontar a Inglaterra, e a Espanha mede forças com a Coreia do Sul, às 14h30.

Os prosélitos sérvios da “bola ao cesto” aguardam com alguma expectativ­a o regresso à quadra da norteameri­cana Breanna Stewart, EUA, e da anfitriã Sonja Vasic, bem como da espanhola Alba Torrens e da chinesa Han Xu.

Em Bourges, duelo de titãs com França, Austrália, Porto Rico e Brasil. Às 17h00, Porto Rico recebe o Brasil e às 19h30 jogam Austrália e França, prélios com prognóstic­os reservados face ao equilíbrio de forças.

Na cidade belga de Ostende, o menú do dia é bem mais frio, com os jogos Japão-Suécia e Canadá-Bélgica. Dos doze países em prova, além dos quatro que nunca pisaram nas Olimpíadas, é a Nigéria que esperou mais tempo desde a última aparição. As nigerianas jogaram em Atenas, há 16 anos, e este torneio pode ser o ponto de viragem.

Como anfitriões olímpicos em Tóquio, o Japão tem apuramento automático, embora ainda jogue no torneio de Ostende. Da mesma forma, os EUA também estão qualificad­os para a capital japonesa, ao assegurare­m a vaga com a conquista da Copa do Mundo Feminina da FIBA, em 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola