Jornal de Angola

Tribunal vistoria as obras de Laúca

-

A presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, visita, desde ontem, a Central Hidroeléct­rica de Laúca, na província de Malanje, com o objectivo de constatar o grau de execução das obras daquela infra-estrutura.

A visita de trabalho, que termina amanhã, enquadra-se no âmbito da Fiscalizaç­ão Concomitan­te, aprovada pela Lei 19/19, de 14 de Agosto, Lei de Alteração da Lei Orgânica e do Processo do Tribunal de Contas.

De acordo com um comunicado daquele órgão de Justiça, com a aprovação da Lei 19/19, o Tribunal de Contas deixou de estar limitado a fiscalizar apenas a fase prévia dos contratos. A nova modalidade de fiscalizaç­ão, a Fiscalizaç­ão Concomitan­te, traduz-se no acompanham­ento da execução dos actos, contratos e da actividade financeira sob sua jurisdição.

A presidente faz-se acompanhar de uma delegação composta por juízes conselheir­os presidente­s da 1ª e da 2ª Câmara, directores, consultore­s de Engenharia Civil, titulares de cargos de chefia e auditores do Tribunal de Contas.

Durante a visita, a presidente do Tribunal de Contas poderá manter um encontro de cortesia com autoridade­s locais das províncias do CuanzaNort­e e de Malanje.

A barragem de Laúca, localizada no município de Cacuso, 164 quilómetro­s a norte da cidade de Malanje, está projectada para produzir 1.998 megawatts de energia com seis turbinas de 333 megawatts cada, em duas centrais. A primeira turbina arrancou em Agosto de 2017.

 ?? ROGÉRIO TUTY | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Barragem já fornece energia para várias regiões
ROGÉRIO TUTY | EDIÇÕES NOVEMBRO Barragem já fornece energia para várias regiões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola