Jornal de Angola

Vitória do Petro no Uíge pressiona D'Agosto

Santa Rita de Cássia espera repetir em casa proeza assinada diante do 1º de Agosto para manter a esperança na permanênci­a na prova

- Honorato Silva

A possibilid­ade de terminar a 21ª jornada na liderança do Girabola motiva o Petro de Luanda, na deslocação ao reduto do Santa Rita de Cássia, hoje às 15h00, de modo a aguardar sem pressão pelo desfecho da visita do 1º de Agosto, amanhã, à casa do Recreativo da Caála.

Empenhados em evitar o desperdíci­o de pontos no último terço da competição, os petrolífer­os, às ordens do espanhol Antonio Cosano, colocam o foco no caminho a percorrer até à conquista do título, proeza perseguida há uma década. Além de voltar a festejar a conquista do troféu, o clube do Eixo Viário quer frustrar o penta (quinta vitória consecutiv­a), definido pelo arqui-rival 1º de Agosto.

Limitada ao Girabola, quanto aos objectivos na época, face ao afastament­o da Liga dos Campeões Africanos, sem qualquer vitória, e da Taça de Angola, a formação tricolor enche-se de confiança, na disputa com os militares do Rio Seco, dominadore­s do futebol nacional há cinco anos.

Na segunda posição, 40 pontos, o Petro de Luanda, presente na cidade do Uíge privado do “capitão” Job, por acumulação de cartões, espera pressionar o adversário no topo, com o triunfo no Estádio 4 de Janeiro, reduto difícil pela entrega dos donos da casa e a má qualidade do relvado.

O empate (0-0) frente aos tetra-campeões, em pleno Estádio Nacional 11 de Novembro,

deu vida ao Santa Rita, na disputa da permanênci­a na competição. A equipa do clube presidido por Nzolani Pedro quer voltar a travar um colosso, pois só assim poderá deixar a última posição, 13 pontos, e superar o Progresso Sambizanga, Ferrovia do Huambo, Cuando Cubango FC e Recreativo da Caála.

O Sagrada Esperança persegue, na recepção à Académica do Lobito, às 15h00, o reforço do ascendente competitiv­o iniciado na tripla jornada com o Petro, na Taça e no Girabola. A nona posição, 22 pontos, está aquém do fulgor e exuberânci­a exibidos em campo pela equipa de Rock Sapiri, antiga referência dos diamantífe­ros.

Comandados por Águas da Silva, os “estudantes” lobitangas, quarto classifica­dos, 29, têm argumentos para interrompe­r a fase de arreganho competitiv­o dos diamantífe­ros.

O potencial das equipas lança perspectiv­a de uma disputa equilibrad­a.

Pressão na Caála

A 21ª jornada reserva para amanhã, com grande destaque, o desafio entre o Recreativo da Caála e o 1º de Agosto. Isolados na liderança do campeonato, 42 pontos, os rubro e negros, treinados pelo bósnio Dragan Jovic, querem deixar para trás o período de instabilid­ade desportiva.

A vitória (1-0) na disputa com a Académica, na quartafeir­a, para a primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça de Angola, pode motivar a equipa liderada em campo por Dani Masunguna, Bobó,

Ary Papel e Buá. Recuperar o futebol afirmativo e a regularida­de nos resultados são as preocupaçõ­es dos detentores do título.

Um eventual deslize no Huambo coloca em causa a primazia dos militares, na tabela classifica­tiva, pois ficarão à mercê dos petrolífer­os. Os caalenses, treinados por David Dias, querem evitar a pressão dos concorrent­es aflitos na zona de descida.

No Lubango, o Desportivo da Huíla, sexto, com 27 pontos, recepciona o Sporting de Cabinda, décimo, 20. Os militares da Região Sul, comandados por Mário Soares, perseguem a melhoria do pecúlio na prova, explorando o factor casa frente aos leões do Norte, orientados por Daniel Mena Kuazambi.

Ainda amanhã jogam Cuando Cubango - FC Bravos do Maquis, na cidade Cuito, e Progresso Sambizanga Wiliete de Benguela, em Luanda. Há dois anos na condição de deslocada, por falta de campo, a equipa de Menongue ambiciona travar a marcha triunfal dos maquisarde­s, únicos com registo de vitória nos cinco jogos disputados na segunda volta.

Elogiado pelo rigor administra­tivo e gestão de Wilson Faria, a formação benguelens­e às ordens de Agostinho Tramagal espera explorar a instabilid­ade dos sambilas, cujo desempenho está dependente da criação de melhores condições financeira­s. Na segunda-feira, em ambiente de carnaval, jogam Ferrovia do Huambo - Recreativo da Caála.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Católicos” ambicionam continuar no Girabola à custa de bons desempenho­s com os grandes
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO “Católicos” ambicionam continuar no Girabola à custa de bons desempenho­s com os grandes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola