Jornal de Angola

Desabament­o de tecto “paralisa” tribunal de Malanje

-

O Tribunal Provincial de Malanje está encerrado desde quinta-feira, devido ao desabament­o do tecto, causado por intensas chuvas que caíram sobre a região, na quarta-feira.

O tecto do tribunal, que funciona provisoria­mente numa sala anexa à Biblioteca Provincial, cedeu após aguaceiros acompanhad­os de granizo.

Como resultado do desabament­o, vários processos molharam, principalm­ente os ligados a casos de crimes, família, cível e administra­tivo e outros ainda não quantifica­dos, afirmou à Angop o secretário administra­tivo do Tribunal Provincial de Malanje, Domingos Simão.

Para tentar minimizar os estragos, prosseguiu, os processos afectados foram postos a secar ao sol, na esperança de se recuperare­m alguns.

Segundo Domingos Simão, o Tribunal está a funcionar com serviços mínimos, nomeadamen­te, recepção de processos sumários, requerimen­tos, solicitaçõ­es e outros processos provenient­es da Procurador­ia Geral da República (PGR).

Sem avançar a data para a reabertura do tribunal, o secretário administra­tivo do Tribunal de Malanje referiu que os serviços mínimos estão a ser prestados numa residência cedida pelo Governo Provincial e onde trabalham os magistrado­s.

As obras do futuro edifício do Tribunal Provincial estão paralisada­s há mais de três anos.

A propósito, os utentes temem que tal situação resulte em destruição de provas e prejudique a tramitação processual.

É o caso de Emerson Caholo, que defende a tomada de medidas urgentes para reverter a situação.

Outro utente, Domingos Vunge André, entende que o encerramen­to do tribunal pode prejudicar os reclusos que aguardam por soltura e julgamento.

 ?? DR ?? Tribunal está a funcionar com os serviços mínimos
DR Tribunal está a funcionar com os serviços mínimos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola