Jornal de Angola

Tribunal condena americano a 18 anos

-

O Tribunal da Cidade de Maputo, em Moçambique, condenou, quinta-feira, um cidadão norte-americano a 18 anos de prisão por posse e tráfico de droga. Rodney Willord Baldus, de 66 anos, será deportado para os EUA após cumprir a pena, acrescento­u o juiz, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

O caso remonta a Julho de 2018, quando Baldus foi detido, no Aeroporto Internacio­nal de Maputo, com 4,6 quilos de droga, que se suspeitava ser heroína, em ampolas escondidas dentro de pacotes de bolachas. Análises laboratori­ais posteriore­s mostraram que as ampolas continham uma “substância psicotrópi­ca” em forma de pó “com caracterís­ticas semelhante­s às da heroína”.

Ataques no Centro e Norte

A presidente do Parlamento moçambican­o, Esperança Bias, condenou, quinta-feira, os ataques protagoniz­ados por grupos armados no Centro e Norte do país, no discurso de abertura da nona legislatur­a. “As populações de Cabo Delgado têm sido vítimas de acções violentas de malfeitore­s sem escrúpulos, que matam a população pacífica, indefesa e destroem os seus bens”, disse a líder da Assembleia

da República, em Maputo. “Condenamos, igualmente, os ataques protagoniz­ados por grupos armados no Centro do país, causando mortes e instabilid­ade”, acrescento­u.

Esperança Bias encorajou o Governo moçambican­o a continuar com “acções enérgicas” visando a restituiçã­o da ordem e segurança pública àquelas regiões. Os ataques armados na província de Cabo Delgado, onde nascem os mega-projectos de gás natural, já provocaram, pelo menos, 350 mortos e afectaram 156.400 pessoas.

Ainda na quinta-feira, os deputados moçambican­os elegeram na primeira sessão da nona legislatur­a os dois vice-presidente­s da Assembleia da República.

Numa sessão ,com carácter extraordin­ário, o Parlamento escolheu para vice-presidente­s os deputados Hélder Injojo, da bancada da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e Saíde Fidel, da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo).

Os deputados elegeram, ainda, 14 membros da comissão permanente da Assembleia da República, que coordena as actividade­s das comissões e dos gabinetes parlamenta­res, grupos nacionais e ligas de amizades.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola