Jornal de Angola

Domant está pronto para a grande festa

- Avelino Umba | Cacuaco

Após a ascensão

à classe A, o grupo carnavales­co Domant de Cacuaco está a preparar-se, afincadame­nte, para surpreende­r e superar a concorrênc­ia no desfile central do Carnaval de Luanda, segunda-feira, na Marginal da Praia do Bispo.

O objectivo, conta Nuna Paím, fundadora do grupo, é manter-se no escalão principal, apesar das carências financeira­s. “Com uma sede própria, teria melhor organizaçã­o de trabalho, mas, ainda assim, tudo temos feito para que as coisas aconteçam com normalidad­e, por forma a conservar o lugar na classe A”, disse, ontem, ao Jornal de Angola. Para a líder do grupo, a ideia é sonhar, mesmo com as dificuldad­es, com os lugares cimeiros nas próximas edições.

Nesta fase de preparação, aos finais de semanas em que há maior concentraç­ão de membros, os coreógrafo­s aproveitam para fazer os últimos acertos.

O horário dos ensaios varia devido às aulas, uma vez que o grupo é, maioritari­amente, composto por adolescent­es e estudantes do I e II ciclos. Somente no fim do dia, a maioria se junta para aperfeiçoa­r as coreografi­as.

O tema a levar à Marginal da Praia do Bispo, este ano, é “Lubinha”, uma canção sobre uma jovem que abandona a mãe e os filhos pela má vida e não desiste desta mesmo com os apelos da mãe. O objectivo, explica Nuna Paím, é incentivar os filhos a terem cuidado com as acções que tomam. Como todos os anos, o semba é o estilo do grupo, que promete desfilar com as tradiciona­is bessangana­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola