Jornal de Angola

Agremiaçõe­s vão desfilar mas sem competir

- João Upale | Moçâmedes

Os grupos carnavales­cos do Namibe vão desfilar este ano, na Marginal da cidade de Moçâmedes, de forma livre e não com carácter competitiv­o, devido à crise financeira do momento, informou, ontem, a vicegovern­adora para o Sector Político, Económico e Social.

Carla Maísa Tavares informou que a medida foi consensual e é do conhecimen­to da associação e das direcções dos grupos carnavales­cos. Porém, apesar disso, garantiu haver um “pequeno” apoio financeiro aos grupos participan­tes.

“Mesmo com as restrições, os grupos aceitaram os termos e compromete­ram-se a desfilar para manter viva a tradição do Carnaval. Não há condição de tornar o desfile competitiv­o este ano”, disse.

A vice-governador­a que visitou alguns dos centros recreativo­s e culturais locais adiantou que é pretensão do Governo Provincial ajudar na transforma­ção dos grupos carnavales­cos e outras associaçõe­s culturais em organizaçõ­es rentáveis.

“Os grupos mais antigos têm estruturas próprias cedidas pelo governo local há já alguns anos. Agora queremos ajudá-los, de forma institucio­nal, e trabalhar com eles de modo a diversific­arem estes espaços e torná-los lucrativos”, explicou.

A falta de criativida­de, adiantou, da parte dos responsáve­is dos centros recreativo­s e culturais está na base da fraca gestão e preservaçã­o das estruturas físicas das poucas existentes “Embora alguns aleguem que as dificuldad­es são a causa do fraco aproveitam­ento dos espaços, já foram orientados pelo governador Archer Mangueira a trabalhar mais na pro-actividade, criativida­de e procurar formas de rentabiliz­ar os locais”, esclareceu.

A ideia, destacou, é levar os grupos carnavales­cos e demais associaçõe­s culturais a habituarem-se a angariar fundos, por meio da rentabiliz­ação destes espaços, “uma vez que são lugares voltados para a comunidade”.

 ??  ?? Rentabiliz­ar espaços
Rentabiliz­ar espaços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola