Jornal de Angola

Onda de suicídios cresce na província

- Adão Diogo| Saurimo

Cinco pessoas suicidaram­se, entre Janeiro e Fevereiro, deste ano, na província da Lunda-Sul, disse, ao Jornal de Angola, fonte da Polícia Nacional, referindo que houve ainda o registo de uma tentativa de enforcamen­to e um outro caso de ingestão de substância química.

No ano passado, foram reportados 24 casos de suicídios, enquanto que em 2018, as autoridade­s da província da Lunda-Sul registaram 26 óbitos de pessoas que puseram fim à própria vida, segundo o director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa, Florêncio Almeida.

Entretanto, o comandante provincial da Lunda-Sul da Polícia Nacional, disse que os casos de suicídios lideram a lista das ocorrência­s criminais registadas pela corporação naquela região, referindo que o seu combate exige um trabalho aturado de toda a sociedade.

O comissário Mário Moniz considerou urgente a necessidad­e de se aprofundar debates com as autoridade­s tradiciona­is, religiosas e outros segmentos sociais, para desencoraj­ar a prática de suicídios.

As mortes por suicídio têm como causas o desespero pela falta de condições sociais e crença ao feitiço no seio de muitas famílias, numa altura em que os homicídios ocorrem de forma ocasional, revelou o comandante provincial da Polícia Nacional.

Mário Moniz destacou também os casos de ofensas corporais, como reflexo do consumo de bebidas alcoólicas, drogas e desentendi­mento entre cônjuges, que concorrem para o quadro criminal na região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola