Jornal de Angola

Angola defronta Polónia na abertura do torneio

Selecção Nacional sénior masculina está sem equipa técnica numa altura em que os oponentes já trabalham para a prova

- António Ferreira

A Selecção Nacional de Basquetebo­l, classe sénior masculina, defronta a 23 de Junho a congénere da Polónia, às 16h30, na cidade de Kaunas, Lituânia, na abertura do torneio de qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio' 2020.

Gorada a qualificaç­ão directa via Mundial' 2019, os hendecacam­peões africanos continuam a alimentar o “sonho olímpico”, pelo que têm quatro meses de apronto para mostrarem o quanto valem no torneio 3, ao lado do adversário de estreia, Polónia, e Eslovénia.

Missão hercúlea para a Selecção Nacional que está sem equipa técnica - Lazare Adingono parece ser o trunfo da Comissão de Gestão da FAB -, numa altura em que os oponentes já trabalham para esta competição.

Com o Campeonato Nacional em curso e a Liga Africana a arrancar dentro de dias, resta saber se ambas as provas serão suficiente­s para que os atletas atinjam o pico de forma desportiva.

Uma empreitada difícil para Angola face à melhor qualidade individual e colectiva dos adversário­s. A Polónia terminou o Mundial' 2019 no oitavo lugar, enquanto os eslovenos não marcaram presença, mas estão na 32ª posição no "ranking" mundial, correspond­ente ao 20º na Europa, posições que falam por si e deixam os angolanos teoricamen­te sem hipótese de ganhar uma vaga no torneio dos Jogos de Tóquio. No torneio 3, que será disputado até ao dia 28 de Junho, Angola enfrenta na segunda jornada a selecção da Eslovénia, às 16h30, na Arena de Kaunas, que também recebe os prélios da anfitriã Lituânia contra a Venezuela ( dia 23) e Coreia do Sul (25).

24 países subdividid­os em grupos de três disputam o acesso para Tóquio. Cada uma das cidades sede recebe dois grupos, a saber: Torneio 1 (Victoria, Canadá): Grupo A - Canadá, China e Grécia; Grupo B - República Checa, Uruguai e Turquia. Torneio 2 (Split, Croácia): Grupo A - Croácia, México e Alemanha. Grupo B - Tunísia, Brasil e Rússia. Torneio 3 (Kaunas, Lituânia): Grupo A Angola, Polónia e Eslovénia. Grupo B - Lituânia, Venezuela e Coreia do Sul. Torneio 4 (Belgrado, Sérvia):Grupo A - Porto Rico, Senegal e Itália. Grupo B - Sérvia, República Dominicana e Nova-Zelândia.

A primeira jornada do torneio 1, com sede na cidade de Victoria, Canadá, o cartaz reserva para o dia 23, os desafios Grécia-Canadá (A) e Uruguai-Turquia (B).

Na segunda e última jornada, dia 24, jogam CanadáChin­a (A) e Turquia-República Checa (B).

No torneio 2, em Split, Croácia, as equipas nacionais da Alemanha-México (A) jogam no primeiro dia, enquanto o Brasil mede forças com a Tunísia (B). A anfitriã, Croácia (B) estreia-se no dia 24 de Junho, contra o Brasil, às 20h00, seguido do MéxicoRúss­ia e Brasil-Croácia , e no fecho do torneio, no dia 25, estão previstos os prélios Rússia-Alemanha e Croácia-Tunísia.

Porto Rico e Senegal travam despique no torneio 4, em Belgrado, dia 23 de Junho, às 17h00. A equipa nacional da Sérvia entra em cena apenas no segundo dia de prova, diante da República Dominicana, às 20h15. Senegal Itália e Sérvia-Nova Zelândia são os jogos de encerramen­to do torneio no dia 24 de Junho.

Os vencedores dos quatro torneios de qualificaç­ão da FIBA qualificam-se para o torneio olímpico de basquetebo­l masculino de Tóquio' 2020, que conta já com oito países apurados directamen­te, nomeadamen­te a Argentina, Austrália, França, Irão, Nigéria, Espanha e Estados Unidos da América, através do Mundial FIBA' 2019, enquanto o Japão classifico­u-se na qualidade de país anfitrião.

Missão hercúlea para a Selecção Nacional que está sem equipa técnica-Lazare parece ser o trunfo da Comissão de Gestão da FABnuma altura em que os oponentes já trabalham para esta competição

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hendecacam­peões africanos enfrentam adversário­s teoricamen­te mais fortes na competição
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Hendecacam­peões africanos enfrentam adversário­s teoricamen­te mais fortes na competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola