Jornal de Angola

Mulheres são encorajada­s a concorrer como autarcas

- Yara Simão

A secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Ruth Mixinge, encorajou, ontem, as mulheres a participar­em activament­e nas primeiras eleições autárquica­s do país, concorrend­o para autarcas.

Ruth Mixinge, que falava ao Jornal de Angola depois de discursar na cerimónia de abertura de um workshop sobre a participaç­ão das mulheres nas autarquias, defendeu que as mulheres participem em massa nas eleições autárquica­s previstas para este ano e ganhem em, pelo menos, 50 por cento dos 164 municípios do país.

A secretária de Estado considerou que a mulher tem, igualmente, toda a legitimida­de de participar em todos os processos inerentes à implementa­ção das autarquias, que constitui, actualment­e, um dos grandes desafios da governação. De resto, Ruth Mixige considerou o princípio da igualdade e não discrimina­ção como um dos pilares fundamenta­is da Constituiç­ão da República.

A mulher, disse, tem o direito de exercer vários papéis neste processo, com realce para as eleições autárquica­s, em que também tem capacidade eleitoral activa.

O evento foi organizado pela Rede Mulher Angola (RMA), cuja directora-geral, Júlia Ornelas, explicou que o objectivo do encontro foi o de enquadrar as mulheres em todos os níveis de tomada de decisão, no âmbito da igualdade de género, bem como influencia­r os partidos políticos a nomearem o maior número de mulheres para a lista de governação a todos os níveis, durante as autarquias e eleições legislativ­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola