Jornal de Angola

União Muteda domina no Sumbe

- Casimiro José | Sumbe

O grupo

União Muteda, do Sumbe, venceu, na terça-feira, o Carnaval no Cuanza-Sul, na classe de adultos, ao obter 1.242 pontos do júri, presidido por Deolinda Victorino, que atribuiu o segundo lugar ao Fineza do Inconcon e o terceiro ao Independen­te do Sumbe.

Na classe infantil, o grupo Futuros Heroizinho­s da Assaca sagrou-se vencedor, seguido do Futuros Cruzeta da Assaca e o Futuros Fineza do Inconcon.

Na classe B, de adultos, que incluiu os grupos folclórico­s, o vencedor foi o Ochinganji, do bairro da Praia do Sumbe. O segundo lugar ficou com Lumbo da Panda e o terceiro foi para o Primeiro de Maio da Panda.

Quanto aos prémios, o primeiro classifica­do da classe A, de adultos, recebe a quantia de 450 mil kwanzas, o segundo 350 mil kwanzas e o terceiro 300 mil kwanzas. Já na classe infantil, o vencedor recebe o valor de 225 mil Kz, o segundo 175 mil Kz e o terceiro 125 mil Kz.

As principais danças exibidas pelos grupos que desfilaram na Marginal do Sumbe foram o estilo katambi, varina, kazukuta, quilapanga e algumas modernas. A maior parte das canções levaram mensagens sobre a luta contra o nepotismo e corrupção, a importânci­a de aumentar a produção para a substituiç­ão das importaçõe­s, assim como a melhoria das escolas e hospitais.

Para Deolinda Victorino, esta edição foi um êxito. “Os grupos participan­tes representa­ram os hábitos e costumes de cada região. As melhorias são visíveis a cada edição”, disse.

No final, o vice-governador do Cuanza-Sul para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, Demétrio Selpúveda, agradeceu as empresas que patrocinar­am os grupos e apelou à classe empresaria­l a apostar mais na promoção da cultura.

 ?? CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola