Jornal de Angola

Havemos de Voltar estreia no Bié

- Delfina Victorino | Cuito Adão Diogo e Kamuanga Júlia | Saurimo

O grupo

Havemos de Voltar, do município da Nharea, conquistou, pela primeira vez, o Carnaval no Bié, na classe de adultos, ao obter 680 pontos.

O segundo lugar ficou com o Ukungo, do município do Andulo, e o terceiro com o Ombembua, do Chinguar.

Com a vitória, o Havemos de Voltar volta a colocar o município de Nharêa entre os favoritos da

Os Assanhados

do Txizaínga, na classe de adultos, e o União Quatro de Abril, em infantil, foram os grandes vencedores do Carnaval na Lunda-Sul 2020, num acto realizado, na terçafeira, na Praça Primeiro de Maio, na cidade de Saurimo.

O acto, presenciad­o pelo secretário de Estado da Cultura, João da Cunha Lourenço, serviu para o veterano Assanhados do Txizaínga mostrar experiênci­a

“festa do povo” e recebeu o prémio de um milhão de kwanzas.

O segundo classifica­do tem direito a 800 mil Kz e o terceiro 600 mil kwanzas. Este ano, a maioria dos grupos apresentou temas ligados às questões sociais e culturais da província. As danças exibidas foram o catita, osauoia e olundongo. O Carnaval no Bié, dançado para saudar os 45 anos da Independên­cia, contou com 17 grupos e foi assistido pelo governador Pereira Alfredo. e conquistar o oitavo troféu. Pela vitória recebeu a quantia de 800.000 kwanzas.

Depois de um interregno forçado de três anos, “por motivos alheios”, explicou o líder Tetela da Silva, o grupo conseguiu vencer a disputa renhida, na qual participar­am 13 concorrent­es. Os grupos Utxokwe mu Txota e Massepa foram eleitos segundo e terceiro classifica­dos na classe de adultos, respectiva­mente.

Na infantil, que participar­am 16 grupos, o vencedor recebe 500.000 kwanzas. O júri desqualifi­cou quatro candidatos da classe de adultos, por levarem crianças a desfilarem.

Durante sete horas, os grupos mostraram cor e alegria à plateia, que resistiu ao sol quente para ver os executante­s da dança Txianda. Depois do anúncio dos vencedores, o secretário de Estado da Cultura considerou o desfile positivo, pela abrangênci­a e inclusão de aspectos da cultura local.

Mérito

O grupo Txaco Txetu do Luar, da Lunda-Sul, foi agraciado, na terça-feira, com um diploma de mérito e um prémio de um milhão de kwanzas, em reconhecim­ento ao trabalho em prol da cultura da região e pela participaç­ão, regular, na “festa”.

Incêndio

O Carnaval na Lunda-Sul ficou marcado com um incêndio, de origem desconheci­da, no perímetro do desfile dos foliões, prontament­e apagado pelo Serviço de Bombeiros.

 ??  ??
 ?? EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDSON FABRIZIO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola