Jornal de Angola

Tensão política e social sobe na Guiné Conacri

-

A poucos dias das eleições legislativ­as, milhares de pessoas protestara­m, terça-feira, em Conacri, contra o referendo sobre a alteração da Constituiç­ão, que o Presidente Alpha Condé marcou também para domingo.

O país vive um clima tenso com manifestaç­ões e protestos. Os partidos da oposição acusam o Chefe de Estado de estar a preparar um terceiro mandato para o final do ano, algo limitado pela actual Constituiç­ão. Dizem que as alterações constituci­onais servem de pretexto para que Alpha Condé passe para zero o número de mandatos enquanto Presidente.

Condé, 81 anos, está prestes a terminar o segundo e último mandato previsto na lei magna ainda em vigor no país. O deputado Ousmane Gaoual Dialló, do partido da oposição União das Forças Democrátic­as, criticou o silêncio da CEDEAO e da União Africana (UA).

“Esperamos que tomem uma medida. As recentes deslocaçõe­s do Chefe de Estado mostram que ele está preocupado com essas organizaçõ­es. Não estamos desesperad­os e acreditamo­s que a CEDEAO e a UA sigam o caminho da Organizaçã­o Internacio­nal da Francofoni­a”, declarou.

Denúncia

A Organizaçã­o Internacio­nal da Francofoni­a (OIF), que acompanha o processo eleitoral na Guiné Conacri, já alertou para algumas irregulari­dades para as eleições legislativ­as de domingo, consideran­do que há mais de dois milhões de eleitores “problemáti­cos” nas listas. O último comunicado da CEDEAO sobre a situação política no país foi divulgado em 5 de Novembro de 2019.

A União Africana, por sua vez, terá pedido ao Presidente Alpha Condé para evitar quaisquer passos para manter-se no poder. O pedido foi feito durante a 33ª Cimeira, em Addis Abeba, na Etiópia.

Observador­e dizem que os partidos da oposição ameaçam boicotar o processo eleitoral por falta de confiança.

Alpha Bah Fischer,membro do partido de Alpha Condé ( no poder), minimizou as alegadas irregulari­dades no processo eleitoral.

 ?? DR ?? Guineenses protestam contra a alteração da Constituiç­ão
DR Guineenses protestam contra a alteração da Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola