Jornal de Angola

Surto de cólera está quase controlado

-

O Governo moçambican­o anunciou, ontem, que o surto de cólera que matou, pelo menos 12 pessoas em Cabo Delgado, Norte do país, está quase controlado, assinaland­o a abertura de três centros de tratamento criados para tentar travar a doença.

“A situação está a estabiliza­r-se e nos últimos dias tivemos apenas o registo de 12 novos casos, um número reduzido, comparado com os números que registávam­os nos dias anteriores”, disse Filimão Suazi, porta-voz do Conselho de Ministros, citado pela Lusa momentos após uma sessão do órgão em Maputo.

No total, até agora, as autoridade­s moçambican­as registaram 297 casos nos distritos deMocímboa­daPraia,Macomia e Ibo, regiões afectadas frequentem­ente pelo mau tempo que se regista em Cabo Delgado, tendo deixado uma parte da província isolada com corte da principal estrada do Norte da província.

Filimão Suazi disse que as autoridade­s montaram três centros de isolamento e tratamento, como parte das estratégia­s para travar o surto na província. Os serviços de Saúde da província estão também a fazer campanhas de sensibiliz­ação, limpeza e distribuiç­ão de purificado­res de água, visando reduzir o impacto do surto em Cabo Delgado. “A situação está muito próxima de ser controlada”, concluiu.

O mau tempo que se regista na província afectou mais de 10 mil pessoas, além de destruir várias infra-estruturas, com destaque para o desabament­o da ponte sobre o rio Montepuez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola