Jornal de Angola

Governos debatem sobre futuro da região

-

O Governo espanhol e o da comunidade autónoma da Catalunha, maioritari­amente independen­tista, tiveram , ontem, em Madrid, a primeira reunião da “mesa de diálogo” sobre o futuro daquela região.

O Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o presidente do Executivo regional, o independen­tista Quim Torra, partiram para o encontro com posições muito afastadas sobre o lugar que a Catalunha deve ocupar em Espanha. Sánchez quer alterar o actual estatuto autonómico da Catalunha, dentro do respeito pela Constituiç­ão de Espanha que defende a unidade do país.

Torra meteu o acento tónico no "reconhecim­ento e exercício do direito à autodeterm­inação da Catalunha", e o "fim da repressão, amnistia e reparação", do qual faz parte a libertação do que chama serem “presos políticos”.

Com a realização desta primeira reunião, Pedro Sánchez cumpre o compromiss­o negociado com o partido independen­tista Esquerda Republican­a da Catalunha (ERC) de criar uma “mesa de diálogo” com o Executivo regional, embora Quim Torra, que pertence a outro partido separatist­a, o Juntos pela Catalunha (JxCat), olhe com desconfian­ça para este instrument­o de resolução do conflito catalão.

O Primeiro-Ministro espanhol conseguiu ser reconduzid­o em meados de Janeiro, depois de negociar a criação desta “mesa de diálogo” com a ERC, que agora está a disputar a liderança do movimento separatist­a com o JxCat do presidente regional. Os independen­tistas assumiram a direcção do Governo regional desde 2015.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola