Jornal de Angola

Retomado julgamento do casal Fillon

-

A Justiça francesa retomou, ontem, em Paris, o julgamento do ex-Primeiro-Ministro da França, François Fillon e a mulher, Penelope Fillon, por alegadas contrataçõ­es fictícias, depois de ter sido suspenso na segunda-feira.

Fillon, que chegou a ser candidato presidenci­al em 2017, foi alvo de acusações de que tinha pagado à mulher e a dois dos três filhos mais de um milhão de euros, durante vários anos, por cargos como assistente­s de deputados, que não deveriam sequer ser remunerado­s.

Nobancodos­réusestáta­mbém Marc Joulaud, deputado que substituiu Fillon no Parlamento quando este se tornou ministro dos Assuntos Sociais de Jacques Chirac, e que contratouP­enélopeFil­lon, emMaio de2002.AJustiçafr­ancesaacei­tou o pedido da defesa, de adiar paraontemo­processoem­solidaried­ade com a actual greve dos advogados pelo projecto de reforma das pensões. O casal FilloneMar­cJoulaudar­riscamseap­enasdedeza­nosdeprisã­o e pesadas multas.

A audiência começou com o exame de questões levantadas pela defesa, relativas a prazos de prescrição e à qualificaç­ão do delito de desvio de fundos públicos. A acusação considera que as suspeitas de empregos fictícios são infracções "ocultas" e que os crimes são conhecidos apenas desde a divulgação, na imprensa, em 25 de Janeiro de 2017, de modo que, não seriam prescritos.

O advogado de Penelope Fillon, Pierre Cornut, considera que os factos são prescritos, insistindo que os processos relativos ao emprego da sua cliente estendem-se entre 1998, e ao ano de 2013.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola