Jornal de Angola

Função pública retoma actividade­s

- Manuela Gomes

Depois de dois dias de feriado, assinalado­s devido as festas do Carnaval, os habitantes da cidade de Luanda regressara­m à sua rotina quotidiana. Nalgumas instituiçõ­es públicas, situadas na Baixa da Luanda, o nível de absentismo nem por isso foi alarmante, porquanto o normal funcioname­nto nas cinco instituiçõ­es visitadas, esteve assegurado desde as primeiras horas de ontem.

A quarta-feira, que marcou o “primeiro” dia de trabalho da semana, registou nalgumas ruas da cidade o habitual fluxo de viaturas e transeunte­s, que se deslocavam de uma zona à outra, maioritari­amente, em direcção aos locais de trabalho.

Numa ronda feita nalgumas artérias da cidade en-contramos Julieta Medina, moradora da Centralida­de do Kilamba, que partiu de casa às 5h30 minutos, como é habitual, em direcção à zona do Porto de Luanda, onde trabalha.

“Embora ter ficado em casa quatro dias, dois de feriado e o fim-de-semana, já estava um pouco agastada, pois há muito estou acostumada a repousar apenas nos dois últimos dias da semana. Gosto do que faço, por isso, não me senti à vontade por ficar em casa todos estes dias. Hoje saí de casa com a “garra” habitual para mais um dia de trabalho”, disse sorridente.

Como ela, Inês Diogo, funcionári­a de uma instituiçã­o bancária, esteve 40 minutos na paragem de táxis, à espera de um carro que a transporta­sse para o seu local de trabalho. Em declaraçõe­s à nossa reportagem, contou que não gosta de faltar ao serviço. “Trabalho há seis anos e sempre primei pela pontualida­de no meu local de serviço. Estes dias de feriado não me impediram de, hoje, quarta-feira, regressar nem fizeram com que manifestas­se alguma moleza para o trabalho, embora ainda sinta um pouco de ressaca dos dias aproveitad­os em companhia da família”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola