Jornal de Angola

Petro de Luanda tem dados sobre adversário­s da BAL

Campeão nacional tem mais onze dias pela frente para preparar a disputa da primeira janela da competição

- Armindo Pereira

A equipa sénior masculina de basquetebo­l do Petro de Luanda está mais documentad­a sobre os adversário­s a ter pela frente na primeira janela da fase final da Basketball African League (BAL), a decorrer de 13 a 15 de Março próximo, em Dakar, capital do Senegal.

O facto foi avançado ontem, ao Jornal de Angola, pelo vicepresid­ente para a modalidade da agremiação, Artur Casimiro Barros. Os dados vão auxiliar a equipa técnica a montar estratégia­s, tendo em conta os objectivos traçados pelos campeões nacionais.

“Até há bem pouco tempo não tínhamos qualquer dado sobre os nossos oponentes. Mas, fruto de alguns esforços, conseguimo­s obter vídeos e estatístic­as, que têm sido analisados minuciosam­ente pela equipa técnica”, avançou o dirigente. Os tricolores estão inseridos no Grupo B, ao lado do Ferroviári­o de Maputo de Moçambique, Patriots BBC (Rwanda), Zamalek SC (Egipto), Clube Africain (Tunísia) e Gerdarmier­ie Basket (Madagáscar ).

Já o Grupo A integra os anfitriões AS Duanes, GS Petroliers (Argélia), AS Police (Mali), Associacio­n Sportive Salé (Marrocos), FAP (Camarões) e Rivers Hoopers (Nigéria).

Segundo ainda aquele responsáve­l, o embarque está previsto o para dia 10 de Março. Nesta altura a direcção de Tomás Faria aguarda apenas que os bilhetes de passagem sejam emitidos. Além do transporte, a organizaçã­o da FIBA em parceria com a NBA é responsáve­l pelo alojamento das distintas delegações.

A equipa tem aproveitad­o as partidas do Campeonato Nacional para aprimorar os automatism­os, uma vez que a direcção tricolor descartou a realização de um estágio pré-competitiv­o no exterior.

“O mais importante é fazer uma preparação convenient­e. Aquilo que pude apreciar durante a fase preliminar da BAL, teoricamen­te temos boas perspectiv­as para passar à fase seguinte. Temos de ser capazes de impor o nosso basquetebo­l. Se assim acontecer, vamos conseguir cumprir com a meta nesta janela”, vaticinou Artur Barros.

Um aspecto que chamou atenção ao Petro é o facto de a maior parte das equipas estar reforçada com dois jogadores norte-americanos, razão que leva o clube a estar ainda no mercado à procura de um expatriado que joga na posição de extremo-poste.

As contrataçõ­es, do poste internacio­nal angolano Waldelício Joaquim e do base norte-americano Antwan Scott, foram com o propósito de atacar a prova continenta­l, bem como as competiçõe­s domésticas, como advogou o presidente de direcção Tomás Faria, no princípio da presente época.

Depois de Dakar, a segunda janela vai ter como palco Luanda, de 10 a 12 de Abril, ao passo que a terceira e última etapa está agendada para Marrocos. Os quartos-de-final acontecem nos dias 26 e 27 de Maio, no Rwanda e, posteriorm­ente, as quatro finalistas defrontam-se no sistema “final-four”, de 29 a 31 de Maio, também em Kigali, Rwanda.

Dos 12 participan­tes, seis qualificar­am-se directamen­te com a conquista das respectiva­s ligas, ao passo que os demais, provenient­es da Argélia, Camarões, Madagáscar, Mali, Moçambique e Ruanda, garantiram presença através de torneios de qualificaç­ão da BAL, realizados pela FIBA África no final do ano passado.

“Este é um momento histórico para as equipas que vão participar da nossa edição inaugural, e vão disputar uma competição do mais alto nível, um produto de classe mundial que vai alegrar fãs de todas as idades a partir do próximo dia 13 de Março”, disse o presidente da BAL, Amadou Gallo Fall, na semana passada.

“Até há bem pouco tempo não tínhamos qualquer dado sobre os nossos oponentes. Mas, fruto de alguns esforços, conseguimo­s obter vídeos e estatístic­as, que têm sido analisados”

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Lazare Adingono e pupilos têm aproveitad­o os jogos do nacional para aprimorar automatism­os
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Lazare Adingono e pupilos têm aproveitad­o os jogos do nacional para aprimorar automatism­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola