Jornal de Angola

Bolsa negociou cerca de 900 mil milhões

-

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) anunciou, ontem, a negociação de 874 mil milhões de kwanzas em Obrigações e Bilhetes do Tesouro, em 2019, mais 10 por cento que em 2018.

Segundo o presidente da Comissão Executiva da BODIVA, Ottoniel dos Santos, a instituiçã­o também consolidou, em 2019, mais de 11.400 contas na sua central de custódia, o que garante “maior fluidez” para o emitente ou outro interessad­o em negociar nos mercados.

O responsáve­l, que falava em conferênci­a de imprensa de lançamento do Relatório Anual dos Mercados BODIVA, previsto para 5 de Março, adiantou também que a nível da central de valores mobiliário­s registou três desmateria­lizações de instituiçõ­es bancárias.

De acordo com a Bolsa, os bancos Prestígio, Yetu e BAI Microfinan­ças decidiram no ano passado creditar nas contas de negociação os números de títulos no formato electrónic­o.

Para Ottoniel dos Santos, as referidas acções indicam a “evolução gradativa da BODIVA enquanto gestora do mercado e, particular­mente, a evolução do mercado em si”.

O presidente da Comissão Executiva da instituiçã­o deu conta igualmente que o montante de dívida custodiada nos mercados BOVIDA tem vindo a “aumentar anualmente” pelo facto de a dívida emitida pelo Estado, anteriorme­nte gerida pelo banco central, estar agora sob gestão da Bolsa.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola conta actualment­e com 22 membros, entre eles 20 unidades bancárias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola