Jornal de Angola

Estratégia prioriza empresas

-

O Ministério dos Transporte­s adoptou como prioridade a reestrutur­ação e modernizaç­ão do sistema de transporte­s e de logística, declarou o titular do pelouro, Ricardo de Abreu, no seminário sobre o impacto da ética, sustentabi­lidade e compliance no sector, realizado ontem, em Luanda.

Organizado pelo Ministério dos Transporte­s e a Associação Cristã de Gestores e Dirigentes (ACGD), o encontro visou capacitar membros do Executivo, directores de institutos e empresas públicas e privadas, parceiros, e fornecedor­es do sector.

O ministro indicou que o subsector Ferroviári­o está no topo das prioridade­s, com o decurso de uma fase embrionári­a da criação da rede nacional de transporte ferroviári­o, ao mesmo tempo que a consolidar o modelo que vai permitir a atracção do sector privado, complement­ando o esforço de investimen­to público já realizado nas infra-estruturas.

No subsector Aéreo, esforços de regulação efectiva no domínio da segurança estão a ser feitos, com a criação de institutos reguladore­s como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Autoridade Nacional de Investigaç­ão e Prevenção de Acidentes Aéreos (ANIPAA), da Sociedade Nacional de Gestão de Aeroportos (SGA ) e Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENNA), bem como a transforma­ção da TAAG em sociedade comercial, retirando os impediment­os para atrair investimen­tos privados.

O Marítmo-Portuário está envolvido no aumento da capacidade institucio­nal e de coordenaçã­o multidisci­plinar, à luz dos paradigmas internacio­nais, com vista à obtenção de maiores vantagens do potencial marítimo e marinho, bem como na construção e reabilitaç­ão de infraestru­turas de apoio à actividade marítima e portuária. O ministro apontou, ainda, as acções em curso no domínio rodoviária e da logística.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola