Jornal de Angola

Boas práticas estimulam as vendas de diamantes

-

O sector diamantífe­ro registou, em 2019, um cresciment­o na receita bruta de 6,2 por cento, para 1,29 mil milhões de dólares, face aos 1,22 mil milhões obtidos em 2018, de acordo com números divulgados ontem pela Sodiam.

O cresciment­o da receita é resultado de uma nova política de comerciali­zação de diamantes, que eliminou a figura do cliente preferenci­al e implemento­u novas modalidade­s de venda, segundo uma nota de imprensa da Empresa de Comerciali­zação de Diamantes de Angola (Sodiam) enviada ontem às redacções.

De acordo com o documento, o novo sistema de comerciali­zação de diamantes trouxe melhorias no sector, com o registo de mais de 120 empresas na carteira de clientes da Sodiam e a abertura de três novas fábricas de lapidação.

As novas modalidade­s de venda de diamantes, implementa­das pelo Executivo angolano, nos últimos dois anos, permitem que o preço base de referência de venda seja previament­e definido por acordo dos principais intervenie­ntes no processo, nomeadamen­te, o produtor, a Sodiam e o avaliador independen­te.

O dinamismo e a transparên­cia no processo de candidatur­a dos clientes, com a implementa­ção da plataforma online são outras inovações que revolucion­aram o sector diamantífe­ro.

O Decreto Presidenci­al que actualment­e regula a actividade prevê que a politica de comerciali­zação de diamantes se submeta a um período de avaliação após um ano de implementa­ção, devendo os resultados serem avaliados e apresentad­os no prazo de 180 dias subsequent­es.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Regras transparen­tes permitem implantaçã­o de três lapidadora­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Regras transparen­tes permitem implantaçã­o de três lapidadora­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola