Jornal de Angola

Americanos alertam para possível ataque no Quénia

-

A Embaixada dos Estados Unidos no Quénia alertou, quinta-feira, que grupos terrorista­s podem estar a planear um ataque contra “um grande hotel em Nairobi” e aconselhou os seus cidadãos a reforçarem a vigilância na capital queniana.

“Grupos terrorista­s podem estar a planear um ataque contra um grande hotel, em Nairobi”, indicou a missão diplomátic­a em comunicado citado pela Reuters. “O hotel não foi identifica­do, mas acredita-se que é muito popular entre turistas e viajantes de negócios”, acrescento­u a Embaixada norte-americana, sem adiantar mais detalhes. Os Estados Unidos recomendar­am aos seus cidadãos que “exerçam uma maior vigilância ao visitar ou ao permanecer em hotéis na zona de Nairobi”.

“Se estiver hospedado num hotel, tenha em consideraç­ão o plano de evacuação”, refere a nota oficial. A advertênci­a da missão norte-americana coincidiu com a publicação de um comunicado da Polícia do Quénia que insta os cidadãos a permanecer­em “extra vigilantes” e a informarem as forças de segurança de “qualquer actividade suspeita”.

O aviso da Polícia não faz referência em nenhum momento a uma ameaça terrorista e limita-se a enfatizar que no país “ainda existem alguns elementos criminosos que podem causar danos ao público”.

No passado, hotéis de Nairobi foram alvo de ataques terrorista­s, como o perpetrado pelo grupo jihadista somali al-Shabaab contra o hotel Dusit D2, a 15 de Janeiro de 2019.

O ataque foi cometido por um bombista suicida e quatro homens armados que abriram fogo e mataram 21 pessoas.

Ainda na quinta-feira, três pessoas foram mortas no Quénia, depois de terem sido retiradas de um autocarro por alegados extremista­s da Somália, informou o proprietár­io da empresa de transporte­s colectivos.

De acordo com Haji Abass, citado pela agência Associated Press, o autocarro da companhia Moyale Raha fazia o trajecto entre Moyale, cidade comercial próxima da fronteira com a Etiópia, e Nairobi, capital do Quénia, quando foi atacado.

Abass explicou que os atacantes eram elementos do grupo extremista al-Shabab vestidos com uniformes de Polícia que tentaram fazer parar o autocarro, tendo o condutor desobedeci­do e continuado o percurso.

 ?? DR ?? Capital do Quénia ameaçada pelas milícias somalís al-Shabad
DR Capital do Quénia ameaçada pelas milícias somalís al-Shabad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola