Jornal de Angola

Hospital do Porto Amboim sem Raio X

-

O Hospital Municipal do Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, tem dificuldad­es de adquirir, no mercado nacional, peças de reposição para recuperar os equipament­os de Raio X, revelou ontem a Angop.

Segundo o director municipal da Saúde, Fernando Troco, devido à avaria dos equipament­os de Raio X, depois de efectuadas as consultas, os pacientes são encaminhad­os para o Hospital Geral do Cuanza-Sul, no Sumbe, cerca de 70 quilómetro­s, e em outros casos recorrem a unidades privadas. “É inconcebív­el que o Hospital Municipal continue sem uma máquina de Raio X. Deixamos de prestar alguns serviços que necessitam de diagnóstic­o, causando muitos transtorno­s aos utentes”, lamentou .

Reforço de profission­ais

Fernando Troco afirmou que a unidade sanitária necessita de 25 médicos de diversas especialid­ades, 250 enfermeiro­s e 20 técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a.

Os médicos em falta são para os serviços de Cirurgia, Ginecologi­a e Obstetríci­a, Estomatolo­gia, Fisioterap­ia, Ortopedia, Pediatria e Cardiologi­sta.

O município do Porto Amboim tem 20 unidades sanitárias, entre as quais o Hospital Municipal, 14 postos de saúde, um centro materno-infantil e quatro centros de saúde. Conta ainda com 16 médicos, 75 enfermeiro­s e 10 técnicos de diagnóstic­o e terapêutic­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola