Jornal de Angola

Cabinda registou em 2019 1.432 casos de VIH/Sida

- Bernardo Capita | Cabinda

O Programa Provincial de Luta contra o VIH/Sida, na província de Cabinda, registou, no ano passado, 1. 432 casos positivos num universo de 67.832 testes efectuados, informou ao Jornal de Angola o técnico do Programa , Vanda Júnior.

O especialis­ta afirmou que nestes dados estatístic­os estã incluídas muitas mulheres grávidas e maioritari­amente jovens. “Apesar destes números, o quadro de seropreval­ência a nível da província é considerad­o estável, embora exista ainda muita gente a descartar as medidas de prevenção”, disse Vanda Júnior. “O que mais preocupa os agentes do Programa Provincial de

Luta contra o VIH/Sida não são as estatístic­as, mas a mobilizaçã­o da sociedade no que toca à prevenção da doença. Uma das medidas que se deve adoptar para evitar o contágio é ter apenas um parceiro para as relações sexuais”, acentuou.

Vanda Júnior fez saber que, no ano passado, 20.550 mulheres grávidas efectuaram testes de VIH/Sida, das quais 197 tiveram resultados positivos e 188 deste grupo foram submetidas ao tratamento com anti-retrovirai­s.

“No ano passado melhorámos muito no que toca ao acompanham­ento à mulher grávida, graças ao Programa “Nascer Livre para Brilhar”, que visa, acima tudo, impedir que em Angola as mães seropositi­vas tenham filhos também portadores do vírus de VIH/Sida”, frisou.

“Continuamo­s a apelar aos cidadãos na província para aderirem aos testes voluntário­s. Temos em todos os municípios unidades sanitárias com pessoal especializ­ado para atender os casos de VIH”.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vanda Júnior apresentou dados sobre o VIH/Sida
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vanda Júnior apresentou dados sobre o VIH/Sida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola