Jornal de Angola

Mais de 17 mil cidadãos estão sem registo civil

- Avelino Umba|Cacuaco

O Distrito Urbano dos Mulenvos de Baixo, no município de Cacuaco, conta com 350 mil habitantes, dos quais mais de 17 mil cidadãos, entre crianças e adultos, não têm registo civil, revelou ao Jornal de Angola o administra­dor adjunto para a Área Social daquele distrito, Dibondo Abraão.

O responsáve­l falava à margem de uma campanha de assistênci­a integrada às comunidade­s, organizada pela Administra­ção Municipal de Cacuaco e encabeçada pelo seu titular Auzilio Jacob.

Explicou que os dados referidos são de 2018 e mostram que as crianças estão sem registo pelo facto dos pais estarem nas mesmas condições, o que condiciona o registo civil dos menores. “Em 2018, fomos orientados a fazer um cadastrame­nto para o registo civil de crianças e adultos. Foram registados apenas 4 mil cidadãos e ficaram por registar mais de 17 mil cidadãos, número que sobe a cada dia que passa. Só na campanha de hoje (sábado último), foram cadastrado­s mais 300 elementos, entre crianças e adultos”, disse.

A administra­ção faz contactos com o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos para que as instalaçõe­s estejam concluídas e se faça a recepção de técnicos para os registos civil e de identifica­ção.

Cecília Panzo, directora dos Serviços Municipais dos Registos e Organizaçã­o Administra­tiva, garantiu estar em curso o levantamen­to dos cidadãos que não têm registo civil. “É um programa que tem como objectivo fazer o registo civil de todos os munícipes e documentá-los”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola