Jornal de Angola

Processo de inscrição termina no fim do mês

- Natacha Roberto|

O processo de inscrição às 300 bolsas de estudo oferecidas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia e Inovação encerra no final do mês.

As bolsas, que contemplam o mestrado e o doutoramen­to, são dirigidas a estudantes com elevado mérito académico, que serão enviados para as melhores universida­des do mundo.

O processo de concessão de bolsas de estudo que teve início no dia 13 de Janeiro, com o término previsto para 31 de Março, decorre no âmbito do Programa de Envio Anual de 300 licenciado­s e mestres angolanos para universida­des de renome mundial.

Em comunicado, o Ministério do Ensino Superior,

Ciência e Tecnologia e Inovação anunciou que as candidatur­as a bolsas estão disponívei­s no portal www.inagbeonli­ne para especialid­ades médicas, assim como para mestrado e doutoramen­to.

O documento refere que estão contemplad­os os cursos de economia, gestão, contabilid­ade, engenharia civil, electrónic­a e telecomuni­cações, engenharia química, mecânica, agronomia e veterinári­a, geociência­s, ciências exactas e naturais, bem-estar, lazer e desporto, humanidade­s, ciências sociais, médicas e da saúde.

Os requisitos de idade vão até 30 anos para mestrado e 35 para doutoramen­to. Os candidatos devem apresentar uma nota média igual ou superior a 16 valores, nos níveis precedente­s.

Segundo a nota do Ministério, o processo de selecção decorrerá em Angola e será assegurado por um júri nacional, sendo constituíd­o em sete fases, nomeadamen­te análise documental, testes de conhecimen­to, entrevista centrada nas competênci­as, entrevista final, exames médicos e selecção pela Instituiçã­o de Ensino Superior Estrangeir­a.

A selecção de candidatur­as ocorre entre 1 a 28 de Abril, e a publicação do resultado final está prevista para 15 de Junho. Os testes decorrem em simultâneo nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo, Lubango e Dundo.

A concessão de 300 bolsas a estudantes nacionais enquadra-se no programa de Formação e Capacitaçã­o de Quadros para o Ensino Superior e Desenvolvi­mento Científico e Tecnológic­o, inscrito na Estratégia Nacional de Formação de Quadros de 2020. A iniciativa do Governo visa estimular e valorizar a qualidade dos quadros nacionais e garantir um emprego qualificad­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola