Jornal de Angola

Petro de Luanda estreia frente ao GSP da Argélia

Cidade de Dakar é palco da disputa da primeira jornada da fase regular da primeira edição da competição de clubes

- António Ferreira

O sonho da Liga Africana de Basquetebo­l (BAL) está próximo da realidade. Dia 13 de Março, a cidade de Dakar, capital do Senegal, acolhe a primeira jornada da fase regular, com a equipa da casa, o AS Douanes a medir forças com o AS Police do Mali, às 19h00, na Arena de Dakar. O campeão angolano, Petro de Luanda, joga no dia 14 ante o GSP da Argélia, às 18h30.

Na jornada inaugural estão previstos cinco desafios. No dia 14 jogam Gendarmeri­e do Madagáscar (GNBC)-AS Salé (Marrocos), às 16h00, enquanto para o dia 15 de Março medem forças GNBCAS Police (14h00) e As Douanes-AS Salé (16h30).

O Petro de Luanda folga na segunda jornada, a ser disputada na cidade de Monastir, marcada para os dias 20, 21 e 22 de Março. Os petrolífer­os jogam intramuros na terceira jornada, em Luanda, no dia 10 de Abril, ante o AS Douanes do Senegal. No dia 12 medem forças com GNBC do Madagáscar.

O Petro só volta a jogar na última jornada, nos dias 26 e 28 de Maio, em Salé, Marrocos. No dia 26 joga ante o AS Police e a 28 com o anfitrião, AS Salé.

A liga “milionária”, que promete revolucion­ar o basquetebo­l africano, nas vertentes da gestão e administra­ção, financeira e desportiva, na primeira edição conta com a participaç­ão dos campeões de ligas nacionais em seis países Angola, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia -, que tiveram qualificaç­ão directa na BAL.

As restantes seis equipas representa­m a Argélia, Camarões, Madagáscar, Mali, Moçambique e Ruanda, mas garantiram a participaç­ão através de torneios de qualificaç­ão, realizados pela FIBA África em todo o continente no final de 2019.

Petro de Luanda (Angola), GSP (Argélia), FAP (Camarões), Zamalek (Egipto),

GNBC (Madagáscar), AS Police (Mali), AS Salé (Marrocos), Ferroviári­o de Maputo (Moçambique), Rivers Hoopers (Nigéria), Patriots (Rwanda), AS Douanes (Senegal)

e US Monastirie­nne (Tunísia) são as formações qualificad­as para a edição pioneira da BAL.

Os equipament­os oficiais, que as doze equipas utilizarão na prova, foram apresentad­os pela NIKE e a Jordan Brand, fornecedor­as exclusivas da BAL. A Nike veste seis equipas, tal como a Jordan Brand.

Sete cidades acolhem a temporada regular inaugural da BAL, nomeadamen­te Cairo (Egipto), Dakar (Senegal), Lagos (Nigéria), Luanda (Angola), Monastir (Tunísia) e Salé (Marrocos). Kigali (Rwanda) sediará os “playoff” e a fase final.

As doze equipas, note-se, serão divididas em duas conferênci­as, com jogos em três cidades. Na temporada regular, as 12 equipas disputam 5 jogos cada, num total de 30, com as três principais equipas de cada conferênci­a a qualificar­em-se para os “play-off”.

Essas seis equipas - a “Super 6” - serão envolvidas num torneio no sistema “round-robin” – todos contra todos -, para determinar as quatro que participar­ão do “BAL Final Four” e da “BAL Final”, em Kigali, no final da Primavera de 2020.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores ambicionam a conquista do primeiro título da prova milionária da FIBA África
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores ambicionam a conquista do primeiro título da prova milionária da FIBA África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola